Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Notícias Brasil fecha acordo e país terá primeiro hospital inteligente do SUS
Notícias

Brasil fecha acordo e país terá primeiro hospital inteligente do SUS

O acordo de cooperação técnica, assinado nesta sexta-feira (14), envolve o Ministério da Saúde, o governo de São Paulo, a USP e o Hospital das Clínicas

114

Hospital inteligente – Ministério da Saúde formalizou um acordo para a implantação do primeiro hospital inteligente do Sistema Único de Saúde (SUS) no complexo do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade de São Paulo (USP). O projeto, avaliado em R$ 1,7 bilhão, depende de aprovação final do Banco do BRICS para ser viabilizado.

Além da unidade principal, a iniciativa inclui a criação de uma rede nacional de serviços de medicina de alta precisão, com a instalação de 14 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) nas cinco regiões do país e a modernização de centros de excelência no Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

LEIA: Pix completa 5 anos a com uso massivo e novas funções no horizonte

O acordo de cooperação técnica, assinado nesta sexta-feira (14), envolve o Ministério da Saúde, o governo de São Paulo, responsável pela cessão do terreno, a USP e o HC. O documento é um dos últimos passos para a avaliação final do pedido de financiamento junto ao banco de desenvolvimento do bloco.

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a cooperação internacional é fundamental para a iniciativa. “O Brasil entra com força nesse novo ambiente global de reorganização da saúde, onde tecnologia da informação, inteligência artificial e práticas inovadoras estão redesenhando a forma de cuidar das pessoas”, afirmou o ministro.

A idealizadora do projeto, a professora titular Ludhmila Hajjar, destacou o foco no atendimento de emergência. “O paciente grave é o que mais se beneficia dessas tecnologias redutoras de tempo, que vão instituir terapias personalizadas. Esse hospital dá um salto para a medicina de precisão, centrada no paciente”, disse a especialista da Faculdade de Medicina da USP.

A trajetória do projeto teve início em março, quando a proposta foi apresentada ao Banco dos BRICS. Em julho, a demanda foi anunciada pela presidente da instituição, Dilma Rousseff, durante reunião do bloco no Rio. Em outubro, o ministro Padilha reforçou o pedido durante agenda na China, onde firmou acordos de cooperação tecnológica. Uma missão técnica do banco já visitou o local da futura construção.

(Com informações de Agência Brasil)
(Foto: Reprodução/Freepik/Wavebreakmedia_micro)

Posts relacionados

Brasil anuncia pacote de ações contra golpes online e portal de ajuda imediata

País ocupa a segunda posição global em tentativas de golpes bancários; iniciativa...

México anuncia reforma trabalhista com aumento do salário mínimo e redução da jornada

Piso salarial será elevado em 13% e jornada semanal cairá de 48...

Netflix fecha acordo de compra da Warner Bros. Discovery por US$ 72 bilhões

Compra inclui a HBO Max e franquias como Harry Potter, Sex and...

Entidade criticam BC após anúncio de Pix Parcelado sem regulação

Banco Central encerra planos de padronizar a modalidade e proíbe o uso...