Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected] | CNPJ: 15.579.279/0001-87
Notícias

A Assessoria Jurídica do SPPD/MS informa

A Assessoria Jurídica do SPPD/MS informa sobre a possibilidade de ingresso da ação judicial acerca do PIS/PASEP para os filiados do SPPDMS:
Os programas PIS e PASEP foram criados na década de 1970 e extintos em 1988. Os empregados que laboraram dentro desse período na iniciativa privada tem direito ao saque do PIS. Os servidores públicos que laboraram dentro desse período, tem direito ao saque do PASEP. Muitos já efetuaram o saque relativo aos benefícios, entretanto, talvez tenham sacado valor menor que o correto por algum erro de cálculo bancário.
Neste sentido, o objeto da ação é cobrar a diferença financeira entre o valor sacado e o que deveria ter sido concedido. Porém, para ingressar com a ação judicial, o saque do PIS/PASEP deve ter sido efetuado nos últimos 5(cinco) anos, pois o STJ já pacificou o entendimento da prescrição quinquenal.

Caso o empregado ou servidor público tenha interesse e satisfaça os requisitos supra descritos deverá ir até uma agência da Caixa Econômica Federal (no caso do PIS) ou do Banco do Brasil (no caso do PASEP) para providenciar o extrato acerca do saque. Além do extrato, deverá providenciar cópias do RG, CPF, e comprovante de endereço atualizado. A documentação completa deverá ser encaminhada ao SPPDMS, podendo ser digitalizada e enviada por email.

À disposição para eventuais esclarecimentos

Eliton A. S. de Oliveira

OAB/MS 8.720

67-996045585 / 30296669

Leave a comment

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Nanotecnologia fortalece monitoramento ambiental da água no campo

Estudos apontam que nanossensores tornam a detecção de pesticidas na água mais...

Trocar de emprego ou ficar anos na mesma empresa? Especialistas explicam estratégias

Longo tempo de permanência pode fortalecer a trajetória profissional quando há crescimento,...

Pequenos negócios empregam mais mulheres e têm menor diferença salarial

Mulheres representam 43% dos empregos formais e diferença salarial entre gêneros é...

Brinquedos com inteligência artificial entram na mira do Ministério da Justiça

Secretaria Nacional de Direitos Digitais recomenda investigação sobre produtos comercializados no país...