Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected] | CNPJ: 15.579.279/0001-87
TI

Alemanha vai adotar softwares de código aberto no setor público

Código aberto – O estado de Eslésvico-Holsácia, na Alemanha, anunciou que irá substituir os serviços Microsoft Teams e o Pacote Office por soluções de código aberto nos órgãos públicos. A medida será implementada nos próximos três meses e afetará cerca de 60 mil funcionários. O governo também prevê a adoção do sistema operacional Linux nos próximos anos.

O anúncio ocorre pouco tempo após a Dinamarca decidir trocar o Windows e o Microsoft 365 por softwares de código-fonte aberto. A movimentação ganha força no contexto dos debates sobre a dependência europeia diante das grandes empresas de tecnologia, especialmente com o fim do suporte ao Windows 10 marcado para 14 de outubro de 2025.

LEIA: Judiciário aprova novas regras pela inclusão de PCDs em concursos públicos

Segundo Dirk Schrödter, ministro de digitalização do estado, mais do que uma reação ao encerramento do suporte da Microsoft, a iniciativa representa um passo essencial para “retomar o controle” sobre os dados públicos e garantir a “soberania digital” da administração.

O plano de transição prevê, inicialmente, a substituição de plataformas como o Teams e o pacote Office por alternativas abertas. Embora nem todas as ferramentas tenham sido especificadas, o LibreOffice e o provedor de e-mail Open-Xchange foram citados como parte da mudança.

De acordo com Schrödter, o uso de software de código aberto oferece autonomia para que os órgãos públicos possam auditar, personalizar e hospedar os sistemas em infraestrutura própria, o que amplia a independência em relação a fornecedores e serviços de nuvem. A substituição será feita em toda a administração pública do estado, incluindo funcionalismo civil, forças policiais e sistema judiciário.

A migração de Eslésvico-Holsácia segue uma tendência observada em outras regiões da Europa. A Document Foundation, responsável pelo LibreOffice, tem promovido o uso de softwares abertos como alternativa para usuários impactados pelo fim do suporte ao Windows 10, que pode exigir a compra de novos equipamentos compatíveis com o Windows 11.

Na Dinamarca, o processo liderado pelo Ministério de Assuntos Digitais também aponta como motivação a redução de custos com licenças e a menor dependência de empresas dos Estados Unidos. A migração, que começa em julho, pretende que todos os funcionários usem softwares abertos até o fim de 2025.

Apesar do avanço, o caminho não é isento de dificuldades. A ministra dinamarquesa Caroline Stage afirmou que, caso o processo se mostre muito complicado, “poderemos voltar para a Microsoft em um instante”.

(Com informações de Tecnoblog)
(Foto: Reprodução/Freepik/EyeEm)

Artigos relacionados

TI

Falha em programa da Meta reacende debate sobre privacidade no treinamento de IA

Programa foi suspenso depois que uma falha permitiu o acesso indevido a...

TI

Nova atualização do Google pode usar mídias no treinamento de IA; saiba como desativar

Mudança nas configurações de privacidade separa controles de histórico e personalização, ativa...

TI

Ataque no npm usa pacote falso para instalar malware em desenvolvedores

Pesquisadores identificam pacotes maliciosos que se passam por ferramentas populares para atingir...

TI

Trabalhadores da Hyundai aprovam greve em reação a robôs na produção

Decisão ocorre após planos de uso de IA e humanoides em fábricas...