Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI Atriz virtual criada por IA gera polêmica e protestos em Hollywood
TI

Atriz virtual criada por IA gera polêmica e protestos em Hollywood

Ausência de vivência e emoção torna a experiência com personagens digitais distante do que o público espera, argumentam críticos

30

IA – A criação da atriz virtual Tilly Norwood, desenvolvida por inteligência artificial, desencadeou uma onda de protestos em Hollywood, nos Estados Unidos. O projeto é da Xicoia, empresa que se apresenta como o primeiro estúdio de talentos com IA do mundo.

A personagem foi lançada pela produtora e comediante holandesa Eline Van der Velden, fundadora do estúdio Particle6, durante o Zurich Summit, evento paralelo ao Festival de Cinema de Zurique. Desde então, Norwood tem sido alvo de críticas na indústria cinematográfica.

LEIA: Câmara vota projeto de isenção do IR até R$ 5 mil nesta quarta

Em comunicado divulgado nesta terça-feira (30), o sindicato norte-americano de artistas SAG-AFTRA reforçou sua posição contra a iniciativa. “A criatividade é, e deve permanecer, centrada no ser humano”, afirmou a entidade.

“Para deixar claro, ‘Tilly Norwood’ não é uma atriz, é uma personagem gerada por um programa de computador treinado com base no trabalho de inúmeros artistas profissionais — sem permissão ou remuneração.”

O sindicato acrescentou que a ausência de vivência e emoção torna a experiência com personagens digitais distante do que o público espera.

Reação da indústria

Atrizes como Melissa Barrera, conhecida por Em um Bairro de Nova York e Pânico, e Natasha Lyonne, estrela de Boneca Russa, se manifestaram contra a criação. Barrera criticou agentes que apoiam o projeto, enquanto Lyonne classificou a iniciativa como “profundamente equivocada e perturbadora”. Ela destacou que agências envolvidas deveriam ser boicotadas.

A discussão em torno da IA em Hollywood não é nova. A tecnologia foi tema central na greve dos atores dos EUA em 2023, que terminou com salvaguardas para proteger imagens e interpretações humanas. Também gerou debate no Oscar de 2024, após a revelação de que O Brutalista usou IA para diálogos em húngaro.

Diante das críticas, Van der Velden afirmou que Tilly Norwood não substitui atores humanos, mas deve ser entendida como uma criação artística. “Ela não é uma substituta para um ser humano, mas uma obra criativa — uma obra de arte”, declarou no Instagram.

Segundo a criadora, personagens virtuais deveriam ser avaliados como um gênero próprio, fruto de imaginação e habilidade. A conta oficial de Tilly no Instagram já soma mais de 33 mil seguidores e compartilha imagens da personagem em situações cotidianas, além de publicações sobre futuros projetos.

(Com informações de G1)
(Foto: Reprodução/Instagram)

Posts relacionados

TI

IA expõe vulnerabilidades em sistemas de biossegurança e preocupa indústria

Uso de inteligência artificial pode abrir brechas em sistemas de biossegurança e...

Cirurgia com robôs para câncer de próstata será oferecida pelo SUS

Prostatectomia radical assistida por robô deve estar disponível em até seis meses...

TI

Uso de IA na área fiscal vira vantagem competitiva para empresas

Pesquisa revela tendência de adoção da tecnologia para automatizar processos e reduzir...

TI

Empresas de tecnologia ampliam ações para inclusão de mulheres

Companhias têm implementado programas que vão de meta de recrutamento de mulheres...