Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Notícias Base de Alcântara fará primeiro lançamento de satélites brasileiros
Notícias

Base de Alcântara fará primeiro lançamento de satélites brasileiros

Lançamento será no dia 22 de novembro utilizando foguete sul-coreano e inaugura nova fase de programa espacial brasileiro

184

Satélites brasileiros – O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, se prepara para realizar, no dia 22 de novembro, o primeiro lançamento de satélite em direção à órbita terrestre a partir do território brasileiro. A informação foi divulgada pela Força Aérea Brasileira (FAB) em nota oficial no domingo (16).

A operação utilizará o foguete Hanbit-Nano, desenvolvido pela empresa sul-coreana Innospace, que firmou contrato com o Comando da Aeronáutica (COMAER) em 2022. O envio, batizado de Operação Skyward, levará dois satélites totalmente brasileiros: o FloripaSat-2A e o FloripaSat-2B. Ambos foram desenvolvidos no SpaceLab, o laboratório de sistemas espaciais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

LEIA: Descoberta inédita identifica estrela ligada à origem da vida

Para o professor Eduardo Bezerra, coordenador do SpaceLab, a participação de estudantes em uma missão pioneira reforça o avanço tecnológico nacional. “Do ponto de vista institucional e educacional, é um orgulho ver o trabalho de estudantes integrando uma missão pioneira que reforça o protagonismo do Brasil no cenário espacial”, afirmou.

O CLA vive um momento de renovação após um histórico marcado por tentativas frustradas e um acidente grave em 2003, que resultou na morte de 21 técnicos. Desde então, o centro passou por modernização e voltou a operar com novos acordos internacionais.

Em entrevista à Rádio Senado no ano passado, o ex-ministro de Ciência e Tecnologia Marcos Pontes destacou que Alcântara está “totalmente recuperado” e já possui parcerias com empresas de vários países.

A Innospace foi a primeira a avançar nessa nova fase, após um teste bem-sucedido em 2023. Com isso, abre caminho para que o Brasil desenvolva um programa espacial mais ativo e competitivo, tornando o lançamento de novembro um marco para a área.

(Com informações de RT Brasil)
(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Posts relacionados

Astrônomos observam explosão recorde em destruição de “super Sol” por buraco negro

Fenômeno observado quase em tempo real mostrou buraco negro liberando energia que...

Disputa judicial entre Elon Musk e OpenAI será decidida por júri

Musk acusa a desenvolvedora de abandonar a missão inicial sem fins lucrativos...

Efeito rebote: peso volta mais rápido após suspensão de canetas para emagrecer

Estudo revela que quem interrompe uso dos medicamentos recupera o peso até...

Asteroide colossal que gira em menos de dois minutos é descoberto

Corpo de 710 metros identificado pelo Observatório Vera C. Rubin desafia teorias...