Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI Brasil concentra metade de todos os ataques com trojans bancários na América Latina
TI

Brasil concentra metade de todos os ataques com trojans bancários na América Latina

Infeccções cresceram 87% em um ano no país, totalizando mais de 1,6 milhão de ataques bloqueados, revela levantamento

40

Trojans bancários – O Brasil se tornou o principal alvo e centro de desenvolvimento de trojans bancários na América Latina, aponta novo relatório da empresa de cibersegurança Kaspersky. Entre julho de 2023 e julho de 2024, o país registrou um aumento de 87% nas infecções por esse tipo de ameaça digital, totalizando mais de 1,6 milhão de ataques bloqueados, o equivalente a 4.616 tentativas por dia. Sozinho, o Brasil concentra metade de todas as infecções da região.

A ameaça mais prevalente no país é o Trojan-Banker.Win32.Banbra, responsável por 13,71% das infecções. Esse tipo de malware é especializado em interceptar transações bancárias online, capturando dados sensíveis como senhas e informações de cartão por meio da interceptação de teclas digitadas pelas vítimas.

LEIA: Cientistas questionam possível sinal de vida fora da Terra

No cenário latino-americano, a situação também é preocupante. Foram mais de 3,3 milhões de ataques de trojans bancários bloqueados no mesmo período, um crescimento de 28% em relação ao ano anterior, uma média de 9.234 ataques por dia.

A família Trojan-Banker.Win32.Grandoreiro lidera o ranking na América Latina, representando 16,83% das infecções. Globalmente, esse malware ocupa a 6ª posição entre as ameaças mais detectadas pela Kaspersky, sendo responsável por 5% das tentativas de ataque registradas mundialmente. Entre janeiro e outubro de 2024, o Grandoreiro foi identificado 150 mil vezes, com destaque para Brasil (56 mil bloqueios), México (51 mil), Espanha (11 mil), Argentina (6,4 mil) e Peru (4,4 mil).

Mesmo após a prisão de cinco suspeitos em março de 2024, durante uma operação da Polícia Federal com apoio da Interpol e outras agências internacionais, o Grandoreiro segue ativo. A Kaspersky identificou ao menos duas novas versões do trojan desde a operação.

Em atividade desde 2016, o grupo criminoso responsável pela disseminação do Grandoreiro utiliza mensagens falsas em massa e técnicas de engenharia social para enganar as vítimas e instalar o malware. Após a infecção, dados bancários são roubados. O grupo também opera no modelo de “malware como serviço” (MaaS), comercializando o trojan para que outros cibercriminosos executem fraudes em diferentes países.

“O aumento significativo de trojans bancários, tanto no Brasil quanto na América Latina, com o Brasil liderando o desenvolvimento dessas ameaças, reflete a sofisticação crescente dos cibercriminosos”, comenta Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.

“Usuários e instituições financeiras precisam estar vigilantes e adotar as melhores práticas de segurança para se protegerem dessas ameaças, especialmente quando falamos de famílias como Banbra e Grandoreiro.”

Recomendações de segurança da Kaspersky:

• Desconfie de links e anexos em emails e mensagens: sempre verifique a autenticidade do remetente.
• Mantenha o software atualizado: as atualizações corrigem falhas de segurança.
• Utilize senhas fortes e únicas: evite repetir senhas entre diferentes contas.
• Instale uma solução de segurança confiável: antivírus podem detectar e bloquear trojans.
• Eduque-se continuamente sobre segurança digital: estar informado é parte essencial da proteção.

(Com informações de TI Inside)
(Foto: Reprodução/Freepik/Sakura Tanaka)

Posts relacionados

TI

Honda entra na corrida espacial com foguete que dá ré

Empresa quer aplicar tecnologia automotiva ao espaço e planeja lançar voo suborbital...

TI

Alemanha vai adotar softwares de código aberto no setor público

Medida afetará 60 mil funcionários públicos em Eslésvico-Holsácia e visa "soberania digital",...

Como um ponto final pode alterar as respostas do ChatGPT

Detalhe de pontuação pode influenciar diretamente a criatividade e profundidade das respostas...

As novas ferramentas de IA que estão transformando o futebol

Aplicações avançadas de IA estão revolucionando desde a preparação física até as...