Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI Brasileiros lançam novo modelo de IA em português feito com apoio do Google
TI

Brasileiros lançam novo modelo de IA em português feito com apoio do Google

Projeto foi desenvolvido por pesquisadores da ABRIA e da UFG e está disponível na plataforma Hugging Face

351

IA – Pesquisadores brasileiros lançaram o GAIA, um novo modelo de inteligência artificial generativa de código aberto, otimizado para o português do Brasil. O anúncio foi feito na terça-feira (10), durante a 7ª edição do evento Google for Brasil, realizado em São Paulo.

Desenvolvido com o apoio do Google, o GAIA é fruto de uma colaboração entre a Associação Brasileira de Inteligência Artificial (ABRIA), o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (CEIA-UFG), e as startups Amadeus AI e Nama.

LEIA: IAs fazem ameaças para reter usuários e aumentar lucros

“A gente acredita de verdade que o acesso ao conhecimento é a chave para que o Brasil seja líder nessa nova era da inovação. Pelo nosso grande comprometimento com o país, apoiamos pesquisadores da ABRIA e do CEIA no desenvolvimento de um novo modelo, feito por brasileiros e para o Brasil”, afirmou Mat Velloso, vice-presidente de IA para desenvolvedores do Google Deepmind.

Velloso também destacou o papel do Google Deepmind na criação de inovações como o AlphaFold. O GAIA, por sua vez, foi desenvolvido a partir do Gemma 3, modelo de IA do Google, com a supervisão dos professores Celso Camilo e Sávio Teles.

O modelo já está disponível na plataforma Hugging Face para desenvolvedores, instituições de ensino e pesquisa, além de empresas de diferentes tamanhos. Também foi integrado ao Vertex AI Model Garden do Google Cloud, o que facilita sua implementação em projetos na nuvem.

“O desenvolvimento de um modelo adaptado para o português do Brasil atende à necessidade de soluções que sejam aprimoradas para as nuances linguísticas do país. Espera-se que o GAIA beneficie indústrias e o desenvolvimento de tecnologia nacional, permitindo que organizações brasileiras apliquem IA de acordo com suas necessidades”, afirmou Celso Camilo, professor do CEIA-UFG.

Segundo o Google, o modelo será testado por parceiros estratégicos como o Tribunal de Contas do Estado de Goiás, a Unimed Fesp, a BeNext, a BHub e o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

(Com informações de Forbes Brasil)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Posts relacionados

China faz primeira entrega em massa de robôs humanoides para operações industriais

Modelo, chamado Walker S2, foi apresentado como uma máquina capaz de trabalhar...

Ciberataque com IA autônoma atinge empresas e órgãos governamentais

Empresa aponta até 90% das ações foram executadas por agentes de IA...

TI

Mais longa missão chinesa no espaço retorna à Terra após 204 dias

Tripulação também chamou atenção por ter realizado o primeiro churrasco no espaço...

TI

Na prisão, hacker que já foi o mais procurado do mundo conta bastidores do cibercrime

Condenado por liderar redes de malware e ransomware, Tank relata sua ascensão,...