Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI Cão-robô da China entra para o Guinness como mais veloz do mundo
TI

Cão-robô da China entra para o Guinness como mais veloz do mundo

Modelo batizado de ‘White Rhino’ percorreu 100 metros em 16,33 segundos em pista real e consegue carregar até 100 quilos

154

Cão-robô – Usain Bolt ainda mantém, desde 2009, o recorde humano dos 100 metros rasos (9,58 segundos), mas no mundo dos robôs a disputa é outra. A Universidade de Zhejiang, na China, anunciou que seu cão-robô White Rhino conquistou o título de mais rápido do planeta, segundo o Guinness World Records.

O feito ocorreu em maio deste ano, quando o quadrúpede percorreu 100 metros em apenas 16,33 segundos, superando o recorde anterior do cão-robô Hound, da Coreia do Sul, que completou o percurso em 19,87 segundos. O anúncio oficial foi feito na última terça-feira (12). Diferente de tentativas anteriores, a corrida foi realizada em pista real, sem amarras para manter o equilíbrio.

LEIA: Abono salarial tem último lote liberado nesta sexta; saiba como receber

O White Rhino é uma versão aprimorada do modelo A2, produzido pela também chinesa Unitree. O projeto envolveu o Centro de Mecânica-X da Universidade de Zhejiang, a Escola de Aeronáutica e Astronáutica da China e o Centro Global de Inovação Científica e Tecnológica de Hangzhou.

Segundo os pesquisadores, o desenvolvimento combinou design mecânico, atuadores de alto desempenho e algoritmos de controle avançados. Foram feitas simulações para prever o comportamento da máquina em diferentes condições, aplicando otimização multiobjetivo para ajustar geometria, motores e sistemas de redução. O robô também utiliza aprendizado por reforço, coordenando impulsos explosivos, movimentos rápidos das pernas e correções de equilíbrio em tempo real.

Além da velocidade, o White Rhino impressiona pela força: é capaz de carregar até 100 quilos, o que amplia suas possibilidades de uso. A meta da equipe é que, no futuro, ele possa atuar em missões de busca e salvamento, levando suprimentos e equipamentos a áreas de difícil acesso de forma rápida e eficiente.

(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik/Imagem gerada por IA)

Posts relacionados

Novas regras de IA do WhatsApp colocam Meta sob investigação na União Europeia

Bloco europeu avalia impor medidas provisórias que podem suspender temporariamente políticas de...

TI

Consumo de energia por data centers deve triplicar e aciona alerta em órgãos reguladores

Relatório estima que instalações devem consumir 106 gigawatts até 2035, muito além...

TI

IA amplia em milhões de anos a linha do tempo da vida na Terra

Nova técnica usa padrões químicos degradados para revelar bioassinaturas antigas e pode...

TI

Uso de IA cresce entre jovens, que veem diferencial para conseguir emprego

Cerca de 80% dos jovens consideram a IA um diferencial no mercado...