Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected] | CNPJ: 15.579.279/0001-87
Notícias

CapivarIA: como uma montagem virou ferramenta de gestão

CapivarIA – Uma capivara criada por Inteligência Artificial transformou uma reclamação cotidiana em um fenômeno nas redes sociais e, de quebra, em ferramenta de comunicação institucional em Itajubá, cidade de 93 mil habitantes no sul de Minas Gerais.

Desde quarta-feira (25), a figura do animal passou a aparecer em registros de ações da prefeitura, estampando fotos de obras, salas de aula, feirões de emprego, parque de diversão, mutirões de limpeza, eventos e até atendimentos médicos e odontológicos.

LEIA: Declaração do IR 2026 começa com alerta contra fraudes online

A história começou na segunda-feira (23), quando o consultor Gustavo Alves Lima decidiu usar IA para inserir uma capivara em uma imagem de um buraco aberto em uma rua por onde passa diariamente. A montagem foi compartilhada em um grupo de notícias municipais no WhatsApp e rapidamente ganhou atenção.

Pouco depois, o prefeito Rodrigo Riera (PSDB) publicou um vídeo diretamente do local, informando que o problema havia sido resolvido após a repercussão.

“Eu recebi uma foto de uma capivara deitada em um buraco perto do prédio da Apae. Já estamos arrumando, o serviço já foi realizado”, disse.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito explicou que a operação de tapa-buraco está sendo realizada em toda a cidade para corrigir danos causados por um período de 40 dias de chuva. “Desculpa, CapivarIA”, escreveu.

Nos dias seguintes, a capivara viralizou e passou a integrar a comunicação oficial da prefeitura. Em uma das postagens, o prefeito incentivou a participação popular por meio de críticas construtivas e divulgou o número 156 como canal direto de contato com a administração municipal.

Entre os moradores, o animal ganhou até nome: Capiju. Há sugestões para que ele seja adotado como mascote oficial da cidade. Ao mesmo tempo, a população continua utilizando a imagem como forma de cobrança por melhorias.

“Aqui no meu bairro haja capivara para colocar nos buracos. Vão morrer mais velhas que Matusalém esperando que os buracos sejam tapados”, escreveu a moradora Luci de Souza.

(Com informações de Folha de São Paulo)

(Foto: Reprodução/Freepik/serajmahmoud7)

Artigos relacionados

O que a ‘remada viking’ da Noruega na Copa revela sobre a cultura sindical do país

Performance coletiva que chamou a atenção do público durante o torneio dá...

Ministro do STF suspende multas da NR-1 sobre saúde mental no trabalho por 90 dias

Suspensão do caráter punitivo da medida não isenta empresas de aplicarem novas...

Pesquisa revela que quanto mais jovem, mais se muda de emprego no Brasil

Dados mostram alta rotatividade entre trabalhadores mais novos, enquanto mercado registra aumento...

Homem é preso por planejar morte do filho e relatar intenção ao ChatGPT

Investigação teve início após alerta da OpenAI ao FBI sobre mensagens enviadas...