Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI Chips da Nvidia entram na mira de investigação da China
TI

Chips da Nvidia entram na mira de investigação da China

Órgão regulador chinês quer saber se componentes desenvolvidos para o mercado local representam riscos à segurança nacional

164

Nvidia – A Nvidia voltou a ser alvo de tensões geopolíticas. Poucos dias após receber autorização dos Estados Unidos para retomar a venda de seus chips à China, a fabricante agora enfrenta uma investigação por parte das autoridades chinesas.

O inquérito foi aberto pelo órgão regulador de segurança cibernética da China, que pretende apurar se os chips H20 — desenvolvidos especificamente para o mercado chinês — apresentam riscos à segurança nacional. Entre as suspeitas estão possíveis funções de rastreamento, geolocalização e até um suposto sistema de desligamento remoto, que poderia tornar os dispositivos inutilizáveis.

LEIA: Celular, IA e redes sociais moldam novo comportamento de compra no Brasil

A medida surge em um momento delicado para a Nvidia, que vinha articulando a reaproximação comercial com a China. A liberação recente das exportações se deu após encontros entre o CEO da empresa, Jensen Huang, e o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Huang tem sido um crítico público das restrições impostas por Washington, argumentando que as limitações acabam por fortalecer a indústria local chinesa.

Tentando se equilibrar entre os dois maiores mercados globais, a Nvidia se comprometeu a investir mais em solo norte-americano, ao mesmo tempo em que busca preservar sua presença no mercado asiático.

Agora, com a investigação aberta por Pequim, há receio de que os embarques recém-liberados voltem a ser comprometidos. Até o momento, a companhia não comentou oficialmente sobre o caso.

(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Posts relacionados

China faz primeira entrega em massa de robôs humanoides para operações industriais

Modelo, chamado Walker S2, foi apresentado como uma máquina capaz de trabalhar...

Ciberataque com IA autônoma atinge empresas e órgãos governamentais

Empresa aponta até 90% das ações foram executadas por agentes de IA...

TI

Mais longa missão chinesa no espaço retorna à Terra após 204 dias

Tripulação também chamou atenção por ter realizado o primeiro churrasco no espaço...

TI

Na prisão, hacker que já foi o mais procurado do mundo conta bastidores do cibercrime

Condenado por liderar redes de malware e ransomware, Tank relata sua ascensão,...