Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Notícias Compras governamentais ganham modalidade digital com criação do Sicx
Notícias

Compras governamentais ganham modalidade digital com criação do Sicx

Novo Sistema de Compras Expressas promete agilizar contratações e ampliar participação de micro e pequenas empresas

102

Sicx – O governo federal sancionou nesta segunda-feira (24) a lei que cria o Sistema de Compras Expressas (Sicx), iniciativa que passa a integrar o comércio eletrônico como modalidade de credenciamento na Lei de Licitações e Contratos Administrativos (14.133/21). A medida, publicada no Diário Oficial da União, tem como objetivo modernizar o processo de aquisição de bens e contratação de serviços padronizados pela administração pública.

Com o Sicx, o governo promete mais agilidade, transparência e eficiência nas compras públicas. A proposta reduz barreiras operacionais e custos para fornecedores, especialmente micro e pequenas empresas, e aproxima a política de compras governamentais da estratégia federal de transformação digital. A expectativa é ampliar oportunidades de renda e fortalecer práticas de contratação mais estratégicas, sustentáveis e inclusivas.

LEIA: Black Friday: veja fraudes frequentes e como se proteger nas compras

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos será responsável por regulamentar o uso da plataforma. Entre as definições esperadas estão regras de credenciamento, padronização de produtos e serviços, condições e prazos de pagamento — fixados com limite de até 30 dias — além das normas de entrega e possíveis sanções.

O novo sistema poderá ser utilizado por órgãos e entidades da administração direta e indireta, empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias, além de organizações privadas sem fins lucrativos. O Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) também deverá incorporar o Sicx como funcionalidade.

A mudança na legislação impulsiona a expansão do Contrata+Brasil, programa federal lançado no início de 2025 para aproximar pequenos negócios do setor público. A plataforma já reúne mais de mil órgãos participantes, cerca de 7 mil microempreendedores individuais cadastrados e movimentou R$ 9,1 milhões em economias locais desde sua criação.

(Com informações de Convergência Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik/EyeEm)

Posts relacionados

Astrônomos observam explosão recorde em destruição de “super Sol” por buraco negro

Fenômeno observado quase em tempo real mostrou buraco negro liberando energia que...

Disputa judicial entre Elon Musk e OpenAI será decidida por júri

Musk acusa a desenvolvedora de abandonar a missão inicial sem fins lucrativos...

Efeito rebote: peso volta mais rápido após suspensão de canetas para emagrecer

Estudo revela que quem interrompe uso dos medicamentos recupera o peso até...

Asteroide colossal que gira em menos de dois minutos é descoberto

Corpo de 710 metros identificado pelo Observatório Vera C. Rubin desafia teorias...