Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Destaque Consumo de energia por data centers deve triplicar e aciona alerta em órgãos reguladores
DestaqueTI

Consumo de energia por data centers deve triplicar e aciona alerta em órgãos reguladores

Relatório estima que instalações devem consumir 106 gigawatts até 2035, muito além dos 40 gigawatts atuais

0

Data centers – A demanda por energia consumida pelos data centers deve quase triplicar nos próximos dez anos, impulsionada principalmente pela expansão de sistemas de inteligência artificial. A projeção aparece em um relatório da BloombergNEF, que calcula que essas instalações chegarão a consumir 106 gigawatts até 2035 – bem acima dos atuais 40 gigawatts.

O estudo destaca que a corrida pelas megaestruturas se concentrará em áreas rurais, onde há mais espaço disponível para projetos de grande porte. Hoje, apenas 10% dos centros de dados ultrapassam 50 megawatts, mas as construções previstas para a próxima década deverão superar, em média, 100 megawatts. Cerca de um quarto deve passar dos 500 megawatts, e alguns chegarão a mais de 1 gigawatt.

LEIA: IA amplia em milhões de anos a linha do tempo da vida na Terra

Além disso, a taxa média de utilização deve avançar de 59% para 69%, puxada pelo aumento das operações de IA, que deverão representar cerca de 40% da capacidade computacional total.

A corrida global por novas estruturas também levou os investimentos no setor a US$ 580 bilhões em 2024, ultrapassando até mesmo os valores destinados à busca por reservas de petróleo no mundo.

Grande parte da nova capacidade está sendo planejada para estados atendidos pela PJM Interconnection, responsável por manter a estabilidade da rede elétrica em regiões como Virgínia, Ohio, Pensilvânia e Nova Jersey. O ritmo de expansão, porém, já levantou questionamentos.

A Monitoring Analytics, entidade responsável pela fiscalização independente do mercado da PJM, acusa o operador de autorizar novas conexões sem garantir que a rede possa suportar a carga adicional. Segundo a organização, o avanço dos data centers também pressiona os preços da energia. A denúncia foi enviada à Comissão Federal de Regulamentação de Energia (FERC), que agora deve avaliar se a PJM deixou de aplicar suas próprias normas de confiabilidade.

(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik/DC Studio)

Posts relacionados

IA amplia em milhões de anos a linha do tempo da vida na Terra

Nova técnica usa padrões químicos degradados para revelar bioassinaturas antigas e pode...

Mulheres em cargos de direção seguem ganhando menos que homens, diz IBGE

Levantamento mostra que diferença salarial no topo da hierarquia cresceu em 2024,...

Dataprev abre inscrições para vagas para estágio em TI, Dados e Telecom

Estatal oferece bolsa-auxílio de R$ 1.575,60, além de auxílio-transporte mensal no valor...

TI

Uso de IA cresce entre jovens, que veem diferencial para conseguir emprego

Cerca de 80% dos jovens consideram a IA um diferencial no mercado...