Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI Dados de milhões de usuários do Instagram circulam em fóruns criminosos após vazamento
TI

Dados de milhões de usuários do Instagram circulam em fóruns criminosos após vazamento

Informações pessoais reapareceram recentemente na internet e afetam principalmente contas que não trocaram a senha no último ano

7

Vazamento – Pesquisadores da empresa de segurança digital Malwarebytes Labs identificaram que dados pessoais de aproximadamente 17,5 milhões de usuários do Instagram estão sendo compartilhados entre grupos de cibercriminosos. Apesar de o caso ter ganhado repercussão apenas agora, as análises indicam que o vazamento original ocorreu em 2024 e voltou a circular recentemente.

De acordo com a Malwarebytes, o material reapareceu em fóruns especializados em crimes digitais e está sendo distribuído gratuitamente. O impacto atinge principalmente usuários que não atualizaram suas senhas desde o período em que a falha ocorreu.

LEIA: Falha no n8n permite invasões com alto nível de controle sobre o servidor

Entre as informações expostas estão nomes de usuário, nomes completos, endereços de e-mail, números de telefone, endereços físicos parciais e outros dados de contato. Nos últimos dias, diversos usuários relataram tentativas de acesso não autorizado às suas contas, além do envio de e-mails fraudulentos que simulam comunicações do Instagram.

Os pesquisadores apontam que os dados vazados provavelmente foram obtidos a partir de uma API comprometida em 2024. Todo o conteúdo coletado naquela ocasião teria sido armazenado e só agora foi disponibilizado publicamente entre cibercriminosos.

A Meta, empresa responsável pelo Instagram, não se pronunciou sobre o caso até o momento. Especialistas em segurança digital recomendam que os usuários ativem a autenticação em dois fatores e alterem suas senhas, especialmente se elas não tiverem sido atualizadas nos últimos 12 meses.

(Com informações de Correio 24 Horas)
(Foto: Reprodução/Freepik/wichayada)

Posts relacionados

Assassinato de mulher no MS inspira criação de app para pesquisa de histórico de violência

Plataforma Plinq organiza informações judiciais dispersas e já soma milhares de usuárias...

TI

Falha no n8n permite invasões com alto nível de controle sobre o servidor

Vulnerabilidade no Python Code Node permite que usuários editem fluxos e rodem...

TI

DeepSeek cresce nos países em desenvolvimento e impulsiona uso de IA

Análise com dados de telemetria mostra que modelos acessíveis e de código...