Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Destaque EUA impõem tarifa de 25% sobre chips de IA alegando segurança nacional
DestaqueTI

EUA impõem tarifa de 25% sobre chips de IA alegando segurança nacional

Medida atinge chips como o H200, da Nvidia, e o MI325X, da AMD, mas prevê exceções para data centers, startups e setores específicos

8

Chips de IA – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (14) a imposição de uma tarifa de 25% sobre determinados chips de inteligência artificial (IA). A medida afeta processadores de alto desempenho, como o H200, da Nvidia, e um semicondutor semelhante da AMD, o MI325X.

A decisão foi divulgada pela Casa Branca com base em uma nova ordem de segurança nacional, após uma investigação de nove meses conduzida nos termos da Seção 232 da Lei de Expansão do Comércio, de 1962. Segundo o governo americano, a tarifa tem como alvo semicondutores que atendem a critérios técnicos específicos, além de dispositivos que incorporam esses chips, para fins de aplicação de tarifas de importação.

LEIA: Imagens de visualização única são usadas para aplicar golpe no WhatsApp

A iniciativa integra um esforço mais amplo da administração Trump para incentivar fabricantes a expandirem a produção de semicondutores em território americano e reduzir a dependência de fornecedores localizados em regiões como Taiwan.

“Os EUA atualmente fabricam apenas cerca de 10% dos chips de que necessitam, o que os torna fortemente dependentes de cadeias de suprimento estrangeiras”, afirma a decisão, que classifica essa dependência como um “risco econômico e de segurança nacional significativo”.

Em um documento oficial, a Casa Branca informou que as tarifas terão escopo restrito. Elas não se aplicarão a chips e dispositivos derivados importados para data centers nos EUA, grandes consumidores de chips de IA, nem a produtos destinados a startups, aplicações de consumo fora desses centros, usos industriais civis fora de data centers e ao setor público americano. De acordo com o anúncio, o secretário de Comércio, Howard Lutnick, terá ampla margem para conceder novas isenções.

Após a divulgação da medida, as ações da Nvidia, da AMD e da Qualcomm registraram leve queda no pós-mercado.

Em dezembro, Trump havia afirmado que imporia tarifas sobre importações chinesas de semicondutores, em resposta ao que chamou de busca “irracional” de Pequim pela dominância na indústria de chips. No entanto, a medida acabou sendo adiada para junho de 2027.

Essa decisão ocorreu após uma investigação de um ano, conduzida com base na Seção 301, sobre práticas comerciais desleais envolvendo exportações chinesas de chips chamados “legados”, ou de tecnologia mais antiga, para os EUA, aberta ainda durante o governo do ex-presidente Joe Biden.

Até então, havia incertezas sobre quais produtos que contêm chips seriam atingidos, quais percentuais seriam aplicados e se haveria isenções para países, produtos ou empresas específicas. O anúncio desta quarta-feira, somado às notícias de dezembro, indica, por ora, uma abordagem mais cautelosa do governo americano em relação às importações de semicondutores.

No ano passado, Trump também anunciou que permitiria à Nvidia vender chips H200 para a China em troca de uma participação nas vendas desses produtos. Especialistas jurídicos questionaram se esse arranjo poderia violar a proibição constitucional dos EUA de taxar exportações.

Nesta semana, o governo Trump determinou ainda que chips com destino à China façam uma escala nos Estados Unidos após saírem de Taiwan, onde são fabricados, para passar por testes em um laboratório terceirizado. Ao entrarem no território americano, esses chips ficam sujeitos à tarifa de 25% anunciada nesta quarta-feira.

“Nós cumprimos todas as leis e políticas de controle de exportações dos Estados Unidos”, afirmou a AMD em comunicado. A Nvidia não se pronunciou.

(Com informações de g1)
(Foto: Reprodução/Freepik/totcmi02/Imagem gerada por IA)

Posts relacionados

China solicita aval à ONU para colocar quase 200 mil satélites em órbita

Solicitações envolvem projetos que, no papel, podem transformar o equilíbrio de poder...

Pele artificial promete tornar robôs mais seguros ao “sentir” danos e toques

Inovação amplia a percepção física das máquinas e melhora a convivência com...

Imagens de visualização única são usadas para aplicar golpe no WhatsApp

Criminosos enviam arquivos com práticas ilegais e usam confirmação de leitura para...

“AI Slop” avança no Youtube e vídeos gerados por IA inundam a plataforma

Estudo aponta que até um terço do conteúdo exibido a novos usuários...