Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI Gemini passa a usar dados de Gmail, Fotos e Busca para personalizar respostas
TI

Gemini passa a usar dados de Gmail, Fotos e Busca para personalizar respostas

Ferramenta é opcional, vem desativada por padrão e permitirá que o chatbot utilize informações de serviços como Gmail, Fotos, YouTube e Busca para oferecer respostas mais contextualizadas

10

Dados – O Google anunciou nesta quarta-feira (14) um novo recurso para o Gemini chamado Inteligência Personalizada. A funcionalidade permite que o chatbot utilize informações de serviços da própria empresa, como Gmail, Fotos, YouTube e Busca, para personalizar as respostas fornecidas aos usuários.

A integração é opcional e vem desativada por padrão. Ao habilitá-la, o usuário pode escolher quais aplicativos do Google deseja vincular ao Gemini. Inicialmente, o recurso será disponibilizado em versão beta apenas para usuários selecionados dos planos Google AI Pro e AI Ultra, nos Estados Unidos.

LEIA: Nova convocação da ANPD chama 80 aprovados para cargos de TI

Embora o Gemini já ofereça integração com serviços do Google Workspace, como Docs, Drive e Gmail, o novo recurso funciona de forma diferente. Atualmente, o acesso a esses serviços só ocorre quando o usuário menciona explicitamente um app ou solicita uma tarefa que dependa dele. Com a Inteligência Personalizada, as informações dos aplicativos conectados poderão ser acessadas pelo robô a qualquer momento, sem a necessidade de comandos diretos.

No comunicado de lançamento, o Google apresenta exemplos práticos de uso do recurso. Ao perguntar sobre o tamanho do pneu do carro, por exemplo, o Gemini pode sugerir opções para uso diário ou misto após analisar fotos de viagens armazenadas no Google Fotos. O chatbot também pode informar a placa do veículo, caso essa informação esteja presente nas imagens.

“Eu também venho recebendo dicas excelentes de livros, programas de TV, roupas e viagens. Essa semana, foi excepcional para planejar nossa viagem da próxima primavera. Analisando os interesses da família e as viagens passadas no Gmail e no Fotos, ele evitou as armadilhas para turistas. Em vez disso, ele sugeriu uma viagem noturna de trem e jogos de tabuleiro que poderíamos levar para nos divertir”, diz relato divulgado pela empresa.

Questões de privacidade

Segundo o Google, a Inteligência Personalizada foi desenvolvida com foco em privacidade. O usuário decide quais serviços serão vinculados ao Gemini, e a empresa afirma que os dados já estão armazenados de forma segura em seus servidores, sem a necessidade de serem enviados para outros locais.

A companhia também informa que o Gemini indicará quais informações foram utilizadas para gerar cada resposta. Caso o chatbot interprete incorretamente uma preferência, o usuário poderá corrigi-lo e salvar essa indicação para interações futuras. Também será possível solicitar respostas sem personalização.

Por fim, o Google esclarece que o Gemini não utiliza dados de outros produtos para inferências em temas sensíveis, como saúde, e reforça que informações do Gmail, Fotos e demais aplicativos não são usadas para treinar o modelo.

(Com informações de Tecnoblog)
(Foto: Reprodução/Freepik/kos-51)

Posts relacionados

Malware oculto em VPNs falsas rouba dados de 840 mil usuários

Extensões removidas por Mozilla e Microsoft exploravam falhas na revisão e seguem...

Após investigação do Cade, WhatsApp adia proibição de IA de terceiros no aplicativo

Novos termos que entrariam em vigor nesta semana foram adiados por 90...

Com ajuda da tecnologia, megaprojeto urbano planeja “cidade do futuro” do zero

Uzbequistão decidiu construir cidade do zero como resposta à superlotação da atual...

TI

Nova convocação da ANPD chama 80 aprovados para cargos de TI

Selecionados começam a atuar no início de fevereiro após apresentação de documentos,...