Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected] | CNPJ: 15.579.279/0001-87
TI

Geração Z adota IA no cotidiano profissional e pessoal, diz estudo

520

Geração Z – Mais de três em cada quatro jovens da Geração Z já utilizam a inteligência artificial em suas rotinas pessoais e profissionais. A constatação é do estudo “How can we upskill Gen Z as fast as we train AI?”, conduzido pela EY em parceria com a Microsoft, que revela que 76% dos entrevistados dessa geração já experimentam ou fazem uso regular da tecnologia.

O levantamento divide os usuários de IA em três perfis. Os chamados “usuários variados” representam 61% dos entrevistados e são aqueles que utilizam a IA em uma ou mais das oito atividades monitoradas.

LEIA: A inteligência artificial está ameaçando democracias pelo mundo?

Já os “super usuários”, que somam 15%, recorrem à tecnologia em todas essas atividades com frequência diária, semanal ou mensal. Por outro lado, 24% são classificados como “retardatários”, grupo que não usa ou usa raramente a IA.

A expectativa de crescimento no uso da inteligência artificial é alta. No ambiente profissional, 58% dos entrevistados afirmaram que pretendem aumentar bastante ou um pouco a utilização da IA no próximo ano. No âmbito pessoal, esse percentual é de 51%.

A pesquisa ouviu 5.218 jovens de 17 a 27 anos em diversos países, sendo 10% da amostra formada por brasileiros. De acordo com os dados, 59% dos participantes avaliam que sua situação econômica é semelhante à de outras pessoas da mesma faixa etária em seus respectivos países.

A Geração Z, nascida entre 1997 e 2007, começa a ocupar espaços relevantes na universidade e no mercado de trabalho. A projeção é que, até 2030, essa geração represente 30% da força de trabalho global.

Economia de tempo

Entre os principais benefícios apontados no uso da IA estão a economia de tempo em tarefas repetitivas (58%), a eficiência na análise de grandes volumes de dados (53%) e a redução de erros humanos em processos importantes (41%).

O levantamento também investigou as preocupações da Geração Z em relação à inteligência artificial. Os principais riscos mencionados foram o aumento do desemprego estrutural causado pela substituição do trabalho humano (43%) e a redução da criatividade e do aprendizado (43%). A geração de informações falsas ou conteúdos enganosos apareceu logo em seguida, com 39%.

As oito atividades monitoradas na pesquisa foram divididas entre os âmbitos pessoal e profissional. No trabalho, foram consideradas: criação ou edição de conteúdo; geração de ideias; aprendizado de novas habilidades com fins educacionais ou profissionais; e aprendizado de novos assuntos com os mesmos propósitos.

Na vida pessoal, entraram: explorar a IA sem objetivo específico; buscar ajuda para questões pessoais; criação ou edição de conteúdo; e aprendizado sobre assuntos ou habilidades de interesse pessoal.

Entre os usos mais frequentes no ambiente profissional, destaca-se o aprendizado de assuntos voltados à educação ou ao trabalho (14%), seguido pelo aprendizado de novas habilidades (12%).

No âmbito pessoal, 12% usam IA diariamente para aprender sobre assuntos de interesse, e 11% para criar ou editar conteúdo. Por outro lado, 26% nunca exploraram a IA sem um objetivo definido, e 24% nunca usaram a tecnologia para criação ou edição de conteúdo.

(Com informações de TI Inside)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Artigos relacionados

TI

Gastos com nuvem voltada à IA devem crescer 96% neste ano

Inferência deve superar treinamento em investimentos globais neste ano, segundo projeção do...

TI

Google testa Gemini para corrigir senhas fracas no Chrome

Recurso foi encontrado em fase de testes no navegador e promete corrigir...

TI

Hackers alegam ataque a quase 50 empresas com exploração de falhas de segurança

Empresas confirmaram ter sido alvo de tentativas de invasão; grupo afirma ter...

TI

EUA criam programa que permite que empresas privadas ataquem sistemas digitais no exterior

Memorando cria regras para selecionar empresas, exige caução de US$ 1 milhão...