Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI Google Cloud anuncia capacitação de 200 mil pessoas em IA generativa
TI

Google Cloud anuncia capacitação de 200 mil pessoas em IA generativa

Evento gratuito acontecerá no Brasil e em outros cinco países simultaneamente, com foco em estudantes e profissionais de diferentes áreas

113

IA generativa – O Google Cloud anunciou, durante o Google Cloud Summit Brasil, que no dia 6 de dezembro realizará o ‘Capacita+ Aprenda IA com Google Cloud’, um evento híbrido de capacitação em massa que pretende treinar 200 mil profissionais e estudantes em inteligência artificial generativa em um único dia. Além do Brasil, a iniciativa acontecerá em outros cinco países da América Latina: Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México.

“Sabemos que investir em habilidades digitais é fundamental para que a América Latina aproveite todo o potencial da IA que está transformando rapidamente o mercado de trabalho. As organizações e economias da região precisam estar preparadas e o treinamento não é apenas uma opção, mas sim uma necessidade para impulsionar o crescimento e a competitividade”, afirma Eduardo López, presidente do Google Cloud para a América Latina.

LEIA: Rochas de Marte revelam indícios de vida antiga, aponta NASA

O evento será gratuito e realizado de forma híbrida e simultânea, com sessões presenciais em 50 universidades dos seis países envolvidos, sendo 20 brasileiras, entre elas SENAI-SP, PUC-MG, Insper, Vitru, Mackenzie e Cogna. No Brasil, a transmissão online terá parceria com a Alura, ampliando o alcance da iniciativa.

O público-alvo são profissionais de áreas diversas, não necessariamente ligados à tecnologia, e estudantes que buscam se preparar para o mercado. O objetivo é reforçar o posicionamento do Google Cloud como referência na formação da futura força de trabalho e acelerar a adoção da IA generativa, alinhado ao compromisso assumido pela empresa em abril de treinar 1 milhão de brasileiros em IA e nuvem nos próximos anos.

Os participantes terão acesso à Trilha de Aprendizagem Líder em IA generativa, que cobre desde conceitos básicos, como a diferença entre IA e Machine Learning e o papel dos Grandes Modelos de Linguagem (LLMs), até aplicações práticas com o Gemini no Google Workspace. O programa também destaca o uso de engenharia de prompts e a abordagem no-code, que dispensa conhecimentos em programação.

O lançamento do ‘Capacita+’ ocorre em um contexto em que a qualificação em IA se torna diferencial competitivo. Segundo o relatório O Futuro do Trabalho 2025, do Fórum Econômico Mundial, quase 50% dos líderes empresariais apontam a lacuna de habilidades como principal barreira para a transformação digital. No Brasil, 89% das empresas planejam investir em capacitação nos próximos cinco anos. Na América Latina, 66% dos executivos já priorizam experiência em IA em relação à experiência de trabalho tradicional.

“Este evento representa uma oportunidade única para que estudantes e profissionais de diversas disciplinas adquiram uma compreensão profunda da IA generativa e aprendam a aplicá-la em suas áreas. O foco será no domínio da engenharia de prompts e na experiência no-code, para que mesmo pessoas sem conhecimentos técnicos possam criar seus próprios agentes de IA”, destaca Melina Lopez, gerente de Marketing para Desenvolvedores e Comunidades na América Latina no Google Cloud.

(Com informações de Convergência Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik/diloka107)

Posts relacionados

Nova geração do DeepSeek aposta em desempenho sustentável e acessível

Versão V3.2 Exp tem processamento mais rápido e promete reduzir custos operacionais...

Seu próximo celular deve ser mais caro – e a culpa é da IA

Expansão da inteligência artificial tem causado escassez de semicondutores e deve elevar...

TI

Anatel pode assumir papel de Agência Nacional de Cibersegurança

Sem recursos para novo órgão, governo avalia aproveitar estrutura já existente para...

TI

DeepSeek propõe substituir palavras por imagens para melhorar desempenho de modelos

Empresa chinesa substitui tokens de texto por “tokens visuais”, técnica que pode...