Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Notícias Governo espanhol apresenta projeto para reduzir a jornada de trabalho para 37,5 horas semanais
Notícias

Governo espanhol apresenta projeto para reduzir a jornada de trabalho para 37,5 horas semanais

129

Medida enfrenta resistência do setor empresarial, que abandonou negociações em novembro após quase um ano de reuniões infrutíferas

Jornada de Trabalho – O governo espanhol apresentou um projeto para reduzir a jornada de trabalho no país de 40 para 37,5 horas semanais. O primeiro-ministro Pedro Sánchez e sua equipe chegaram a um consenso sobre o texto na última terça-feira (4).

O texto adotado nesta terça pelo Conselho de Ministros é fruto de um acordo firmado em 20 de dezembro com os dois principais sindicatos de trabalhadores, a Confederação Sindical de Comissões Operárias (CCOO) e a União Geral dos Trabalhadores (UGT).

LEIA: Redes da Meta facilitam aplicação de golpes financeiros, aponta estudo

Caso o Parlamento aprove a proposta, a nova carga horária entrará em vigor no início do próximo ano, beneficiando cerca de 12 milhões de trabalhadores do setor privado, segundo os sindicatos.

Setores como o funcionalismo público e educação já operam dentro desse limite, mas a nova regulamentação ampliaria o benefício para toda a economia.

Yolanda Díaz, vice-primeira-ministra e ministra do Trabalho, enfatizou que a medida não se trata apenas de uma questão trabalhista ou econômica, “é um projeto para o país, uma medida que modernizará a Espanha”.

Apesar do entusiasmo do governo, a proposta causou oposição entre líderes empresariais. A CEOE e a Cepyme criticaram a inciativa e abandonaram as negociações em novembro, após 11 meses de reuniões infrutíferas.

Em comunicado, a Cepyme alertou que a redução da jornada de trabalho e o aumento do salário mínimo “impactarão negativamente as pequenas e médias empresas, reduzindo sua lucratividade, sua capacidade de investimento e adicionando uma rigidez indesejada ao planejamento corporativo”.

Agora, o principal desafio do governo de Pedro Sánchez, que não possui maioria absoluta na Câmara dos Deputados, é convencer os aliados parlamentares a votarem favoravelmente à reforma.

Dois partidos já levantaram dúvidas sobre o projeto de redução da jornada: o Partido Nacionalista Basco (PNV) e o partido separatista catalão Juntos pela Catalunha (Junts), duas legendas aliadas do governo, mas próximas dos círculos empresariais.

Se aprovada pelo Congresso, a Espanha se juntará a países europeus que adotam jornadas reduzidas, como a Alemanha e a França.

(Com informações de Época Negócios e Brasil de Fato)
(Foto: Freepik/Reprodução/stephansuehling)

Posts relacionados

Corpus Christi é feriado ou ponto facultativo? Entenda

Corpus Christi é uma celebração móvel da Igreja Católica, ocorrendo 60 dias...

Bilionário que criticou Bolsa Família paga salários baixos e é alvo de processos

Conhecido como “Rei do Ovo”, Ricardo Faria disse que tem dificuldade em...

Chatbots como ChatGPT viram fonte de notícias entre os jovens

Jovens consideram que chatbots oferecem conteúdo adaptado às suas necessidades, como resumindo...

Comunicado Ponto Facultativo Corpus Christi

Leia o comunicado da diretoria do SPPD-MS a respeito do funcionamento do...