Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Notícias Governo está comprometido com o fim da escala 6×1, diz ministro
Notícias

Governo está comprometido com o fim da escala 6×1, diz ministro

Luiz Marinho afirma que governo vai articular apoio no Congresso para acelerar votação da proposta que substitui a escala 6x1 pela 5x2

192

Fim da escala 6×1 – O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, reafirmou o compromisso do governo federal em apoiar o fim da escala 6×1 — modelo em que o trabalhador atua seis dias por semana e folga apenas um. Segundo o ministro, a proposta é uma das prioridades do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), especialmente após o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil por mês.

A declaração foi feita durante uma reunião com o presidente da Comissão de Trabalho da Câmara, Léo Prates (PDT-BA), e a deputada Daiana Santos (PCdoB-RS), autora do projeto que prevê a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e a adoção da escala 5×2.

LEIA: Governo libera lote extra do abono salarial; saiba se você tem direito

Marinho afirmou que a proposta é relevante e prometeu contribuir na articulação política para acelerar sua tramitação. O projeto, atualmente em análise na Comissão de Trabalho, tem Prates como relator. Ele adiantou que pretende realizar, ainda neste mês, uma audiência pública com empresários e centrais sindicais para debater o tema.

“O projeto nasce do diálogo com trabalhadores e trabalhadoras que enfrentam diariamente o desgaste da escala 6×1. É uma alternativa viável para acabar com esse abuso”, destacou Prates. “O governo federal reconheceu isso, e juntos vamos transformar essa conquista em realidade, garantindo saúde e dignidade para a população.”

Além da proposta de Daiana Santos, também tramita na Câmara uma PEC apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que sugere uma jornada de quatro dias semanais — modelo que já vem sendo testado em empresas brasileiras e adotado em alguns países.

(Com informações de Folha de S. Paulo)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Posts relacionados

Fábrica de semicondutores da USP inova para acelerar inovação

Projeto reúne universidade, indústria e setor produtivo para fortalecer a soberania tecnológica...

Saque-aniversário do FGTS: Governo libera R$ 4,6 bi para pagamentos

Pagamento da segunda parcela de saldos retidos beneficiará mais de 820 mil...

Funcionários da Ubisoft anunciam greve após fim do home office

Cinco sindicatos franceses organizam greve de três dias em protesto contra mudanças...

Trabalhadores da Blizzard conquistam avanços trabalhistas em acordo sindical com Microsoft

Acordo aprovado por trabalhadores de Albany e Austin prevê aumentos salariais, maior...