Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected] I CNPJ: 15.579.279/0001-87
Home Notícias Governo está comprometido com o fim da escala 6×1, diz ministro
Notícias

Governo está comprometido com o fim da escala 6×1, diz ministro

Luiz Marinho afirma que governo vai articular apoio no Congresso para acelerar votação da proposta que substitui a escala 6x1 pela 5x2

251

Fim da escala 6×1 – O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, reafirmou o compromisso do governo federal em apoiar o fim da escala 6×1 — modelo em que o trabalhador atua seis dias por semana e folga apenas um. Segundo o ministro, a proposta é uma das prioridades do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), especialmente após o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil por mês.

A declaração foi feita durante uma reunião com o presidente da Comissão de Trabalho da Câmara, Léo Prates (PDT-BA), e a deputada Daiana Santos (PCdoB-RS), autora do projeto que prevê a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e a adoção da escala 5×2.

LEIA: Governo libera lote extra do abono salarial; saiba se você tem direito

Marinho afirmou que a proposta é relevante e prometeu contribuir na articulação política para acelerar sua tramitação. O projeto, atualmente em análise na Comissão de Trabalho, tem Prates como relator. Ele adiantou que pretende realizar, ainda neste mês, uma audiência pública com empresários e centrais sindicais para debater o tema.

“O projeto nasce do diálogo com trabalhadores e trabalhadoras que enfrentam diariamente o desgaste da escala 6×1. É uma alternativa viável para acabar com esse abuso”, destacou Prates. “O governo federal reconheceu isso, e juntos vamos transformar essa conquista em realidade, garantindo saúde e dignidade para a população.”

Além da proposta de Daiana Santos, também tramita na Câmara uma PEC apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que sugere uma jornada de quatro dias semanais — modelo que já vem sendo testado em empresas brasileiras e adotado em alguns países.

(Com informações de Folha de S. Paulo)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Posts relacionados

Estudo sobre felicidade aponta efeito negativo das redes sociais nos jovens

Estudo com adolescentes de 50 países revela que tempo elevado nas plataformas...

UE avança para banir IAs que criam imagens íntimas sem consentimento

Aprovação de emenda aproxima Parlamento e governos europeus, elevando chances de nova...

IA acelera corrida por tratamentos antes considerados impossíveis

De Parkinson a superbactérias, uso de IA reduz tempo e amplia possibilidades...

EUA registram domínio ‘alien.gov’ e cria expectativa sobre divulgação de arquivos

Endereços “alien.gov” e “aliens.gov” surgem após fala de Trump sobre liberar documentos...