Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Destaque Governo apresentará projeto para regulamentar redes sociais
DestaqueNotícias

Governo apresentará projeto para regulamentar redes sociais

Foco do texto será a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital, afirma presidente

12

Redes sociais – Em meio ao debate sobre adultização de menores na internet, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (12) que o governo federal está finalizando um projeto de lei (PL) para regulamentar as redes sociais no Brasil, que será encaminhado em breve ao Congresso Nacional. Segundo o presidente, o texto tem como prioridade a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital e será tema de discussão em uma reunião com ministros nesta quarta.

O debate em torno da adultização ganhou destaque após um vídeo em que o influenciador Felca denuncia práticas relacionadas à sexualização e exploração infantil nas redes sociais. Lula declarou, em entrevista à BandNews FM, que o projeto vem sendo elaborado há dois meses.

LEIA: Estatuto do Aprendiz volta à pauta da Câmara após seis anos de debate

“Quem quer que não haja regulação são as pessoas que estão ganhando muito dinheiro com isso, porque tem gente que fala que é empresário, mas ganha dinheiro com a divulgação de quadros de pedofilia com criança, com ódio. Então nós vamos regular”, afirmou.

O presidente também rebateu críticas feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que acusou o Brasil de censurar contas em redes sociais — apontando esse motivo como justificativa para impor tarifas de importação de 50% sobre produtos brasileiros. Lula disse que assinará nesta quarta-feira uma Medida Provisória para reduzir os impactos das tarifas para empresários e trabalhadores nacionais.

“Vamos regulamentar, porque é preciso criar o mínimo de comportamento, o mínimo de procedimento no funcionamento de uma rede digital que fala com crianças e com adultos e que, muitas vezes, ninguém assume a responsabilidade pelo conteúdo”, disse.

Lula recordou ainda que, em junho, o Supremo Tribunal Federal decidiu que as plataformas digitais respondem pelo conteúdo produzido por seus usuários e que a liberdade de expressão não pode ser usada como justificativa para cometer crimes.

(Com informações de It Fórum)
(Foto: Reprodução/Agência Brasil/Antônio Cruz)

Posts relacionados

Jovem brasileira vence desafio global da Apple sobre ensino de IA

Larissa Ayumi, de 23 anos, apresentou projeto no Vale do Silício e...

Estatuto do Aprendiz volta à pauta da Câmara após seis anos de debate

Texto prevê mudanças na Lei da Aprendizagem, com ampliação da definição de...

Startup de IA faz proposta bilionária para comprar o Chrome

Empresa diz que apresentou a oferta como uma saída para o Google...

Polícia desmantela grupo que usava IA para falsificar identidades de médicos

Criminosos usavam sósias e IA para criar documentos falsos e movimentar dinheiro...