Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected] I CNPJ: 15.579.279/0001-87
Home Notícias Governo quer proteger empregos diante de tarifaço dos EUA
Notícias

Governo quer proteger empregos diante de tarifaço dos EUA

Vice-presidente discute com empresários proposta semelhante à adotada durante a pandemia para proteger empregos e impulsionar crédito

326

Tarifaço – O governo brasileiro avalia a adoção de medidas voltadas à preservação de postos de trabalho, como resposta ao risco de aplicação de tarifas elevadas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.

Entre as iniciativas em análise, está a reedição de mecanismos semelhantes ao programa emergencial criado durante a pandemia da Covid-19, quando foi instituído o BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda).

LEIA: Escobar Phone era esquema internacional de fraude e lavagem de dinheiro

Durante a crise sanitária, o BEm permitiu a redução de jornadas e salários com complementação parcial do valor pelo governo federal. Agora, uma versão adaptada da medida é considerada para enfrentar os possíveis efeitos da sobretaxa de até 50% que pode ser imposta pelos EUA a partir de 1º de agosto, caso não haja acordo entre os dois países.

O plano de contingência que está sendo elaborado pelo governo também prevê facilitação de crédito para empresas exportadoras que possam ser prejudicadas pela medida tarifária.

Proposta comercial já está em análise

Na semana passada, uma proposta de aumento da corrente de comércio entre os dois países, com redução de tarifas, foi entregue a Alckmin, conforme revelou o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, em entrevista ao videocast C-Level, da Folha.

O vice-presidente já confirmou que essa proposta está em avaliação no governo. A principal estratégia do governo ainda é tentar evitar a entrada em vigor do tarifaço.

O plano está estruturado em três frentes:

– A primeira é buscar a redução da tarifa;
– A segunda seria conseguir a prorrogação do prazo para implementação;
– E, por fim, ativar o plano de contingência com ações de apoio a emprego e crédito.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou na quinta-feira que o plano de contingência será debatido com Lula na próxima semana.

“Todo o cardápio possível e imaginável será apresentado. Qual decisão o presidente vai tomar, isso ele vai anunciar”, declarou. “O papel técnico está feito, mas a decisão política não está tomada.”

Entre as medidas em estudo está a criação de um fundo privado temporário voltado a oferecer crédito a empresas ou setores que venham a ser impactados pela possível tarifa norte-americana.

(Com informações de Folha de S. Paulo)
(Foto: Reprodução/Freepik/usertrmk)

Posts relacionados

IA criada na China se desenvolve sozinha e promete acelerar descobertas

Modelo também demonstrou potencial em áreas como saúde, clima e finanças

Medida histórica barra acesso ao cigarro para novas gerações

Medida aprovada pelo parlamento britânico cria barreira geracional inédita ao proibir a...

Telegram vira alvo de investigação por suspeita de conteúdo infantil ilegal

Aplicativo de mensagens é acusado de permitir circulação de material de abuso...

Justiça japonesa condena homem por spoilers de “Godzilla Minus One” e “Overlord”

Réu lucrou milhões com anúncios ao divulgar enredos completos de produções populares...