Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Notícias Hábito de levar o celular ao banheiro eleva chances de hemorroidas
Notícias

Hábito de levar o celular ao banheiro eleva chances de hemorroidas

Permanecer mais tempo sentado no vaso por causa das telas eleva a pressão no reto e levar ao problema nos vasos sanguíneos da região

92

Celular ao banheiro – Um novo estudo sugere que levar o celular para o banheiro, um hábito cada vez mais comum, pode aumentar de maneira significativa as chances de desenvolver hemorroidas.

A pesquisa, publicada na revista PLOS One, analisou como a permanência prolongada no vaso sanitário, frequentemente estendida pelo uso do smartphone, influencia a saúde do assoalho pélvico e dos vasos retais.

LEIA: Alunos e professores recorrem massivamente à IA, mas faltam regras e formação

Smartphones prolongam o tempo no vaso

De acordo com a gastroenterologista Trisha Pasricha, diretora do Instituto de Pesquisa Intestino-Cérebro do Beth Israel Deaconess Medical Center e coautora do estudo, o vaso sanitário não oferece sustentação adequada ao assoalho pélvico, aumentando a pressão sobre as veias do reto. “Quanto mais tempo você fica sentado no vaso sanitário, pior é para você”, afirmou.

Entre os 125 adultos avaliados, 66% admitiram usar o celular durante o uso do banheiro, principalmente para ler notícias e navegar nas redes sociais. Esses voluntários apresentaram 46% mais probabilidade de ter hemorroidas identificadas na colonoscopia feita em seguida, mesmo após o controle de fatores como dieta, constipação e prática de exercícios.

Especialistas também chamam atenção para outro problema: partículas microscópicas de fezes e urina liberadas no ar durante a descarga podem aderir ao smartphone. “Levar o celular para o banheiro é meio nojento”, afirmou a gastroenterologista Reezwana Chowdhury, da Universidade Johns Hopkins.

Muitos ignoram a ‘regra dos 5 minutos’

O levantamento mostrou que adultos entre 40 e 50 anos são os que mais utilizam smartphones no banheiro, e também os que tendem a ultrapassar o tempo recomendado. Enquanto 37% dos usuários de celular permaneceram no vaso por mais de cinco minutos, apenas 7% daqueles que não levam o aparelho ao banheiro fizeram o mesmo.

A orientação dos especialistas é direta: evitar o uso do celular no banheiro ou, caso ele seja levado, estipular um limite rígido de permanência. “Se a mágica não acontecer em cinco minutos, não vai acontecer”, disse Pasricha. “Dê uma pausa e tente novamente mais tarde.”

(Com informações Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik/poravute)

Posts relacionados

Astrônomos observam explosão recorde em destruição de “super Sol” por buraco negro

Fenômeno observado quase em tempo real mostrou buraco negro liberando energia que...

Disputa judicial entre Elon Musk e OpenAI será decidida por júri

Musk acusa a desenvolvedora de abandonar a missão inicial sem fins lucrativos...

Efeito rebote: peso volta mais rápido após suspensão de canetas para emagrecer

Estudo revela que quem interrompe uso dos medicamentos recupera o peso até...

Asteroide colossal que gira em menos de dois minutos é descoberto

Corpo de 710 metros identificado pelo Observatório Vera C. Rubin desafia teorias...