Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Destaque Hacker ataca máquinas de lavar inteligentes e deixa campus sem roupas limpas
DestaqueTI

Hacker ataca máquinas de lavar inteligentes e deixa campus sem roupas limpas

Hacker invadiu sistema de pagamento das máquinas, permitindo que fossem utilizadas gratuitamente, mas empresa barrou acesso

8

Hacker – Um ataque cibernético deixou cerca de 1.250 estudantes universitários sem acesso à lavanderia no Spinozacampus, alojamento da Universidade de Amsterdã, na Holanda. O incidente ocorreu em julho, quando um hacker invadiu o sistema de pagamento de cinco máquinas de lavar inteligentes, inicialmente permitindo o uso gratuito. A situação, no entanto, se agravou quando a administradora do campus, a empresa Duwo, decidiu encerrar totalmente o serviço.

Durante algumas semanas após o ataque, a Duwo manteve a lavanderia em funcionamento de forma gratuita. Mas a recusa da empresa em arcar com os custos das lavagens levou ao fechamento definitivo. Em declaração ao site local Folia, a administração justificou que a receita proveniente das máquinas é essencial para manter os preços acessíveis e sustentar o serviço.

LEIA: Cientistas criam dispositivo que gera água potável usando apenas o Sol

A situação ficou ainda mais complicada porque as dez máquinas analógicas disponíveis no campus também apresentaram falhas constantes, deixando, em média, apenas uma em operação. Diante da precariedade, os estudantes passaram a recorrer a uma lavanderia na vizinha Darlingstraat, o que trouxe transtornos diários e preocupações com a higiene. Alguns chegaram a alertar para o risco de infestação de piolhos nos dormitórios.

Ataques a dispositivos conectados à Internet das Coisas (IoT) são cada vez mais comuns, mas em geral visam a criação de botnets, e não a liberação de serviços. A vulnerabilidade de equipamentos como câmeras, eletrodomésticos e máquinas inteligentes tem chamado a atenção de especialistas.

Dados da SonicWall apontam que, em 2024, os ataques a dispositivos IoT cresceram 124% em relação ao ano anterior. Ainda assim, casos envolvendo máquinas de lavar permanecem raros, o que torna o episódio no Spinozacampus um exemplo incomum, e com impacto imediato na vida dos moradores.

(Com informações de Cyber Security Brazil)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Posts relacionados

Mesmo hiperconectada, 37% da Geração Z diz que se sente solitária

Pesquisa aponta contraste entre tempo gasto online e carência de interações humanas...

China proíbe compra de chips da Nvidia criados especialmente para o país

Medida atinge modelo o RTX Pro 6000D, que não é primeiro chip...

Autoridades investigam Tesla por falha que impede abertura das portas

Investigação foi iniciado após relatos de passageiros que ficaram presos dentro dos...

TI

Cientistas criam dispositivo que gera água potável usando apenas o Sol

Equipamento desenvolvido por cientistas sul-coreanos consegue produzir 3,4 kg de água potável...