Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected] | CNPJ: 15.579.279/0001-87
TI

Hackers ameaçam dados de universidade dos EUA após impasse com governo Trump

335

Hackers – Nos últimos dias, alunos, funcionários e afiliados da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, receberam e-mails com ameaças de vazamento de dados. As mensagens, supostamente enviadas pela Escola de Pós-Graduação em Educação (GSE), na verdade foram disparadas por um grupo de hackers.

“Temos práticas de segurança terríveis e somos completamente não meritocráticos. Adoramos quebrar regras federais como a FERPA (todos os seus dados vazarão)”, dizia a mensagem dos invasores, em tom de deboche.

LEIA: Acordo com China pode garantir fornecimento de semicondutores para montadoras no Brasil

De acordo com o portal TechCrunch, o porta-voz da universidade, Ron Ozio, confirmou que a instituição está conduzindo uma investigação interna sobre o incidente. No entanto, ele não podia afirmar se houve, de fato, roubo de dados pelos criminosos.

A recomendação oficial é que ninguém aceite as exigências dos hackers, que pedem a interrupção total das doações à universidade. O grupo ameaça divulgar as informações obtidas caso o pedido não seja atendido.

Possível motivação política

O ataque ocorre pouco depois de a Universidade da Pensilvânia recusar uma proposta da Casa Branca relacionada ao financiamento federal. O chamado “Pacto para a Excelência Acadêmica no Ensino Superior”, promovido pelo governo Trump, condicionava o recebimento de recursos à adoção de políticas específicas, como o fim das ações afirmativas e a limitação da matrícula de estudantes estrangeiros a 15%.

Os signatários do pacto também precisariam adotar medidas contra instituições e docentes que “pune a violência contra ideias conservadoras”, além de exigir testes padronizados no processo de admissão.

Em comunicado, a universidade afirmou que as condições impostas “entram em conflito com o ponto de vista, a diversidade e a liberdade de expressão”, ressaltando que esses princípios são essenciais para o papel das universidades na democracia e na sociedade.

(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik/Alizay)

Artigos relacionados

TI

Falso instalador do Zoom é usado para infectar computadores

Programa malicioso convence vítimas a liberar a execução do arquivo e depois...

TI

Serpro e Dataprev já destinaram R$ 1,8 bilhão a infraestrutura de nuvem soberana

Investimento foi destinado à compra de equipamentos e contratação de serviços para...

TI

Parceria entre DeepSeek e Huawei mira alternativa a chips da Nvidia

Software de código aberto foi otimizado para chips da Huawei e reforça...

TI

WhatsApp passa a permitir controle parental de contas de adolescentes no Brasil

Recurso permite restringir configurações de privacidade e acompanhar determinadas atividades, mas não...