Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI IA impulsiona automação e cria novas oportunidades no Brasil
TI

IA impulsiona automação e cria novas oportunidades no Brasil

Integração da Inteligência Artificial ao cotidiano corporativo abre espaço para inovação, produtividade e inclusão no país

204

IA – A adoção da automação vem se consolidando como estratégia-chave para ampliar operações, reduzir despesas e aumentar a capacidade de resposta das empresas. Nesse cenário, a inteligência artificial (IA) surge como elemento central para tornar esse avanço mais inteligente, direcionado e sustentável.

Um levantamento global do Google em parceria com a Ipsos mostra que o Brasil está acima da média mundial no uso de IA. No país, 60% dos entrevistados acreditam que a tecnologia pode criar mais empregos — contra 49% da média global. Além disso, 78% já utilizam recursos baseados em IA em suas atividades profissionais, evidenciando a consolidação dessa tecnologia no cotidiano corporativo.

LEIA: ‘Rio AI City’: conheça o projeto de US$ 65 bilhões em data centers

O avanço das soluções SaaS e da computação em nuvem democratizou a automação, tanto do ponto de vista técnico quanto econômico. Processos que antes dependiam de longos ciclos de desenvolvimento e de infraestrutura própria agora podem ser acelerados com o uso de plataformas low-code assistidas por IA.

Esse modelo permite integrar sistemas, aprimorar fluxos de trabalho e lançar serviços digitais de forma rápida. Uma nova geração de ferramentas tendem a ser altamente escaláveis e a possuir estruturadas em APIs bem definidas e compatíveis com múltiplos ambientes, oferecendo integração segura entre sistemas locais, em nuvem ou híbridos.

Suporte estratégico para tomada de decisão

A inteligência artificial já atua como propulsora da eficiência e do suporte estratégico às decisões. Desde o auxílio no desenvolvimento de software até a análise preditiva de dados e a modernização de tarefas operacionais, sua presença se torna cada vez mais natural nas empresas.

Um dos avanços mais relevantes são os agentes de IA — sistemas capazes de interpretar informações e executar ações de acordo com parâmetros e objetivos estabelecidos. Ainda em evolução para diversos segmentos, eles já mostram potencial para transformar áreas como gestão de estoques, atendimento ao cliente e coordenação de processos internos.

A tecnologia tem apoiado empresas no mundo todo na transformação de serviços essenciais por meio da automação, utilizando APIs e microsserviços. Por exemplo, o Uruguai promoveu integração digital de mais de 150 órgãos públicos, simplificando o acesso da população a serviços governamentais.

Já no México, um banco adotou as soluções tecnológicas para expandir operações mantendo padrões de segurança e conformidade. Tais exemplos reforçam como a automação inteligente impacta diretamente a experiência dos usuários e a eficiência organizacional.

Oportunidades para o Brasil

Com destaque internacional em áreas como segurança bancária e desenvolvimento de APIs, o Brasil tem uma janela de oportunidade para formar profissionais capazes de trabalhar com dados, criar integrações inteligentes, monitorar processos e desenvolver soluções centradas no usuário.

Políticas públicas voltadas à capacitação e à inclusão digital podem transformar a adoção da IA em um motor de crescimento e inclusão social. O contexto exige aprimoramento constante para os trabalhadores de tecnologia da informação e o Sindplay é uma ótima ferramenta para isso, com cursos de excelência, inclusive em IA.

Trata-se de uma plataforma streaming com diversos cursos na área de TI e desenvolvimento profissional de um modo geral. Sócios e contribuintes dos sindicatos integrados à Fenati (Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação) possuem bolsa integral de acesso à ferramenta, que está em franco crescimento.

Ao inserir a inteligência artificial no núcleo das estratégias de automação, as empresas não apenas refinam processos, mas também fortalecem a resiliência organizacional e a capacidade de adaptação a um mercado em constante mudança. Escalabilidade, flexibilidade e agilidade se consolidam como fundamentos da competitividade em um ambiente de inovação permanente.

Contudo, o investimento em tecnologia deve caminhar junto com a valorização do capital humano. A implementação de IA e plataformas digitais avançadas precisa ser acompanhada de programas robustos de requalificação e inclusão no mercado de trabalho. O futuro da automação no Brasil dependerá da habilidade de equilibrar inovação tecnológica e desenvolvimento humano.

O país já dá passos firmes nessa direção e tem potencial para assumir papel de liderança na América Latina. O desafio agora é garantir que o avanço tecnológico se traduza em benefícios sociais e econômicos, fazendo da automação inteligente um verdadeiro agente de transformação para toda a sociedade.

(Com informações de TecMundo)
(Foto: Reprodução/Freepik/DC Studio)

Posts relacionados

Vendas da Tesla na Califórnia podem ser suspensas por marketing enganoso

Órgão regulado do estado acolheu recomendação disciplinar contra a montadora de Elon...

Invasão hacker expõe esquema de contas falsas para promover produtos no TikTok

Ataque acessou celulares da Doublespeed, que utiliza personagens criados por inteligência artificial...

TI

Saiba os cinco golpes digitais mais comuns no fim de ano e como se proteger

Criminosos usam engenharia social e senso de urgência para roubar dados e...

TI

Ataques de ransomware caem, mas roubo de dados e estresse avançam no setor

Relatório mostra queda histórica na criptografia de dados, enquanto impactos emocionais e...