Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected] | CNPJ: 15.579.279/0001-87
TI

Impulsionada por IA, nuvem cresce 15 vezes e revela nova onda neocloud

370

Neocloud – Os investimentos globais das empresas em infraestrutura de computação em nuvem superaram, pela primeira vez, o patamar de meio trilhão de dólares em receita anualizada. O avanço é puxado, sobretudo, pela crescente adoção de soluções de inteligência artificial generativa (GenAI), de acordo com levantamento do Synergy Research Group.

No primeiro trimestre de 2026, a receita atingiu US$ 128,6 bilhões, um crescimento de 35% na comparação anual. Segundo a consultoria, trata-se do maior ritmo de expansão desde o fim de 2021, período em que o setor correspondia a cerca de 40% do tamanho atual.

LEIA: Kit de phishing combina IA, páginas falsas e bypass de segurança

“O mercado do primeiro trimestre é agora 15 vezes maior do que era há uma década e continua a se expandir a uma taxa de 35% ao ano”, afirmou o analista-chefe John Dinsdale. “Atingir meio trilhão de dólares em receita anualizada ressalta o amplo impacto da computação em nuvem e da IA no cenário de TI.”

No ranking global, a Amazon segue na liderança com 28% de participação, à frente da Microsoft, que detém 21%, e do Google Cloud, com 14%. Considerando o segmento de IaaS e PaaS públicos — que registrou alta de 38% no trimestre —, as três gigantes concentram, juntas, 67% do mercado.

Ao mesmo tempo, o chamado segmento de neocloud começa a ganhar relevância no setor. Cinco empresas desse grupo já figuram entre os 30 maiores provedores globais, com nomes como CoreWeave, OpenAI, Oracle, Crusoe, Nebius, Anthropic e ByteDance entre aqueles que apresentam os maiores índices de crescimento.

No recorte geográfico, países como Índia, Indonésia, Irlanda, Taiwan, Tailândia e Malásia vêm registrando desempenho acima da média global em moeda local. Os Estados Unidos permanecem como o maior mercado, com expansão de 37% apenas no primeiro trimestre. Na Europa, Irlanda, Noruega e Polônia aparecem entre os destaques em crescimento.

(Com informações de Convergência Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik/rawpixel.com)

Artigos relacionados

Ataque a banco envolve credenciais e possíveis fraudes via Pix

Grupo explorou ambientes de nuvem de instituição financeira e acessou informações ligadas...

TI

Pesquisadores europeus terão acesso a sistemas avançados de IA do Google

Acesso a sistemas do Google DeepMind e do Google Cloud busca impulsionar...

TI

Brasil chega a 6 milhões de domínios .br e ocupa 2º lugar em sistemas autônomos

Marca coloca o domínio brasileiro entre os seis mais populares do mundo;...

TI

Agentes de IA acendem alerta sobre ataques cibernéticos contra o sistema financeiro

Reguladores querem saber como bancos controlam sistemas de IA e reforçam defesas...