Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected] | CNPJ: 15.579.279/0001-87
TI

Iniciativas buscam capacitar profissionais em semicondutores

Semicondutores – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou duas novas iniciativas de capacitação voltadas ao setor de semicondutores: o Chip Tech Brasil e o Champion Chip. Os lançamentos aconteceram durante o Chip in the Jungle 2025, evento realizado em Manaus (AM) entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro, que reuniu especialistas nacionais e internacionais.

O Chip Tech Brasil, coordenado pela Softex, será um grande portal de referência em semicondutores no país. A ação faz parte do Brasil Semicondutores (Brasil Semicon), eixo estratégico da política Nova Indústria Brasil (NIB), e pretende abranger profissionais em diferentes estágios de formação, desde iniciantes até especialistas.

LEIA: Deepfakes impulsionam nova onda de golpes digitais no Brasil

O programa será estruturado em quatro frentes:

• CI Inovador, para quem está começando no setor;
• CI Digital, dedicado ao design de circuitos integrados;
• CI Expert, voltado a profissionais já experientes;
• e EmbarcaTech, residência prática em sistemas embarcados.

“Além de preparar novos talentos, o Chip Tech Brasil deverá, futuramente, incorporar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de ações voltadas ao ambiente de negócios”, afirmou Alessandro Campos, representante do MCTI.

Já o Champion Chip tem como público-alvo estudantes do 9º ano do ensino fundamental, ensino médio e técnico, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Executado pelo Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun, pelo Núcleo Softex Campinas (NSC) e pelo Manna Team, o programa busca despertar vocações e ampliar o acesso ao conhecimento em semicondutores, criando uma ponte entre a educação básica e o ensino superior.

O Champion Chip adota o conceito OnLife, que integra atividades presenciais, online e híbridas, com recursos em nuvem e o uso de ambientes virtuais como o Manna Metaverso. A formação contará com oficinas, microcredenciais e um desafio final de design de chips. A meta inicial é capacitar 400 jovens em todo o país, com inscrições previstas para as próximas semanas.

(Com informações de Convergência Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik/rawf8.com)

Artigos relacionados

TI

Ataque no npm usa pacote falso para instalar malware em desenvolvedores

Pesquisadores identificam pacotes maliciosos que se passam por ferramentas populares para atingir...

TI

Trabalhadores da Hyundai aprovam greve em reação a robôs na produção

Decisão ocorre após planos de uso de IA e humanoides em fábricas...

TI

Algoritmos podem reforçar preconceitos e afetar relações de trabalho

Sistemas automatizados podem invisibilizar grupos sociais, reproduzir discriminações e interferir na jornada,...

TI

Museu em Campo Grande usa IA para dar vida a personagens do hino de MS

Mostra permite que visitantes conversem com personagens históricos por meio de avatares...