Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected] I CNPJ: 15.579.279/0001-87
Home Notícias Malware distribuído via WhatsApp dá acesso remoto a PCs
Notícias

Malware distribuído via WhatsApp dá acesso remoto a PCs

Campanha ativa identificada pelo Microsoft Defender utiliza arquivos VBS enviados pelo WhatsApp para instalar ferramentas de acesso remoto e manter controle persistente sobre dispositivos infectados.

11

Malware – Uma campanha de distribuição de malware que utiliza o WhatsApp como porta de entrada foi identificada por pesquisadores do Microsoft Defender. A operação, iniciada no final de fevereiro de 2026, emprega arquivos de Visual Basic Script (VBS) para instalar ferramentas de acesso remoto nos sistemas das vítimas.

O ataque começa quando o usuário recebe um arquivo .vbs pelo WhatsApp e o executa. Após isso, o script cria diretórios ocultos em C:\ProgramData e copia versões renomeadas de ferramentas legítimas do Windows, permitindo que a atividade maliciosa se misture ao funcionamento normal do sistema.

LEIA: Agentes de IA avançam e já estão entre os principais investimentos em TI no Brasil

Em seguida, o malware utiliza esses arquivos para baixar novos scripts hospedados em serviços como Amazon Web Services S3, Tencent Cloud e Backblaze B2, plataformas amplamente utilizadas e, por isso, menos suspeitas em redes corporativas.

Na sequência, o código altera configurações do sistema para desativar alertas do Controle de Conta de Usuário (UAC), permitindo a execução de ações com privilégios elevados sem notificação. Também adiciona mecanismos de persistência para manter o acesso após reinicializações.

Na etapa final, são instalados pacotes MSI sem assinatura digital, incluindo o AnyDesk, que possibilita controle remoto contínuo do dispositivo comprometido. Com isso, invasores podem acessar dados, instalar novos malwares ou integrar a máquina a redes de ataques.

Segundo o Microsoft Defender, entre as principais medidas de proteção estão restringir a execução de scripts em locais não confiáveis, monitorar o uso suspeito de ferramentas do Windows e evitar abrir arquivos recebidos via WhatsApp, mesmo de contatos conhecidos.

(Com informações de Tecmundo)

(Foto: Reprodução/Freepik/WhoisDanny)

Posts relacionados

Golpe com ligação falsa da Caixa se espalha

Investigação revela venda de estrutura com spoofing, discador automático e leitura em...

Dia da Mentira expõe avanço de golpes telefônicos no Brasil

Data simbólica reforça alerta para fraudes que usam engano como principal estratégia

Anatel amplia debate sobre regras para big techs no país

Processo busca reunir dados sobre uso intensivo das redes e reforçar proteção...

Ataque digital em cadeia de softwares é ligado à Coreia do Norte

Estudo detalha funcionamento do backdoor e aponta vínculo técnico com grupo associado...