Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Legislação Ministério do Trabalho lança boletins de boas práticas em negociações coletivas
Legislação

Ministério do Trabalho lança boletins de boas práticas em negociações coletivas

Pasta inicia série semanal com exemplos de práticas que promovem equidade, inclusão e sustentabilidade, baseada em análise de mais de 90 mil acordos pelo DIEESE

193

Negociações coletivas – Nesta semana, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) passou a divulgar boletins semanais com exemplos de boas práticas em negociação coletiva trabalhista. Os casos são identificados no Sistema Mediador, plataforma que reúne acordos e convenções coletivas de sindicatos em todo o país.

A coordenadora-geral de Relações do Trabalho, Rafaele Rodrigues, explica que os boletins foram elaborados com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), que analisou mais de 75 mil acordos coletivos e 16 mil convenções coletivas. O foco são cláusulas que promovem equidade, inclusão, sustentabilidade e melhores condições de trabalho.

LEIA: Volta da homologação sindical em rescisões é pauta no Congresso

“Reunimos exemplos concretos de cláusulas pactuadas entre sindicatos laborais, patronais e empresas, que tratam de temas como equidade racial, direito à creche, inclusão de jovens e pessoas LGBTQIAPN+ e enfrentamento das mudanças climáticas”, destaca Rafaele Rodrigues.

Diálogo social

O secretário de Relações do Trabalho, Marcos Perioto, afirma que o objetivo é apresentar experiências concretas viabilizadas pelo diálogo social. “Por meio das negociações, é possível avançar em temas como melhoria das condições de trabalho, redução das desigualdades, promoção do trabalho decente, inovação social, sustentabilidade e fortalecimento da participação dos trabalhadores”, salienta Perioto.

Os boletins resultam de termo de fomento entre o MTE e o DIEESE. Para o técnico do DIEESE, Daniel Ribeiro, a negociação coletiva tem papel estratégico. “Nesse sentido, torna-se essencial identificar e divulgar cláusulas que observem a legislação e estabeleçam garantias mais benéficas aos trabalhadores, contribuindo para relações laborais mais equitativas e para a valorização das condições de trabalho”, observa Ribeiro.

O primeiro boletim da série aborda “Boas práticas em negociações coletivas – Equidade Racial”, destacando cláusulas que enfrentam discriminação, asseguram igualdade salarial e promovem diversidade nas contratações.

Acesse o primeiro boletim com 20 exemplos de cláusulas firmadas em 2023 clicando aqui (hiperlink)

(Com informações de MTE)
(Foto: Reprodução/Agência Brasil/Marcelo Camargo)

Posts relacionados

Projeto no Senado amplia licença por falecimento de parentes

PL aprovado na Comissão de Assuntos Sociais permite até oito dias de...

Isenção de IR até R$ 5 mil será votado na próxima semana

Isenção deve beneficiar cerca de 10 milhões de pessoas; projeto inclui também...

Peru estabelece marco regulatório para uso de inteligência artificial

Nova norma define regras para uso ético da IA e classifica sistemas...

Projeto de lei propõe taxar big techs para financiar ‘Starlink brasileira’

Proposta prevê a criação de uma rede de satélites de baixa órbita...