Golpista – Uma idosa de mais de 80 anos, residente em Hokkaido, no norte do Japão, perdeu mais de 1 milhão de ienes (cerca de R$ 36 mil) após cair em um golpe inusitado. O criminoso se apresentou como astronauta e convenceu a vítima de que estava em uma nave espacial sob ataque, enfrentando falta de oxigênio, e precisava de ajuda financeira.
O contato entre os dois começou em julho, pelas redes sociais. Com o tempo, a idosa passou a conversar com frequência com o suposto astronauta e acabou desenvolvendo sentimentos por ele. Aproveitando-se da situação, o golpista alegou risco de vida e pediu dinheiro para comprar suprimentos.
LEIA: Quais feriados em 2026 vão render folgas prolongadas?
Pressionada pela narrativa e envolvida emocionalmente, a vítima realizou uma transferência bancária online de aproximadamente 1 milhão de ienes. A farsa foi descoberta quando o caso chegou às autoridades, que classificou a ação como um “golpe do amor”, modalidade criminosa em que estelionatários exploram afeto e solidão para obter vantagens financeiras.
O Japão, que tem a segunda população mais idosa do mundo, atrás apenas de Mônaco, enfrenta diferentes tipos de fraudes voltadas a esse público. Entre as mais comuns está o golpe do “sou eu”, no qual criminosos se passam por familiares em apuros para extorquir dinheiro, além de esquemas em que idosos são induzidos a usar caixas eletrônicos para liberar falsos reembolsos de seguros ou aposentadorias.
Diante do caso, a polícia japonesa reforçou os alertas. “Se uma pessoa que você conheceu nas redes sociais pedir dinheiro, desconfie da possibilidade de golpe”, declarou um agente.
(Com informações de O Globo)
(Foto: Reprodução/Freepik/nastiklis1992)