Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI Novo aplicativo promete barrar chamadas indesejadas e impedir golpes
TI

Novo aplicativo promete barrar chamadas indesejadas e impedir golpes

De acordo com a Kaspersky, mais de 10% das chamadas recebidas em março de 2025 eram fraudulentas

81

Aplicativo – A Kaspersky acaba de anunciar o lançamento do aplicativo Who Calls no Brasil, desenvolvido com o objetivo de proteger os usuários de smartphones frente ao aumento expressivo de chamadas de spam e tentativas de fraude.

De acordo com estimativas, as medidas aplicadas pela Anatel já impediram mais de 184,9 bilhões de ligações não solicitadas entre junho de 2022 e dezembro de 2024. Neste cenário, o aplicativo chega como uma alternativa para que usuários possam identificar e bloquear chamadas de números desconhecidos ou possivelmente fraudulentos – inclusive via WhatsApp.

LEIA: Gilberto Gil e Mia Couto debatem IA durante festival no RS

Segundo dados de 2024, o Brasil registra quase 5 mil tentativas diárias de ataques a dispositivos móveis, com chamadas telefônicas sendo uma das principais vias utilizadas por criminosos que não dependem de softwares maliciosos.

Durante os cinco primeiros meses de testes do Kaspersky Who Calls, foi registrada uma elevação nas chamadas fraudulentas: elas saltaram de 2,19% em novembro de 2024 para 10,12% em março de 2025. Já os contatos indesejados passaram de 37,26% para 59,27% no mesmo período.

“No Brasil, existe um exagero das chamadas comerciais e de propaganda – tanto que há ações orientadas ao bloqueio desses excessos pela Anatel, mas há também muitos golpes, principalmente com motivação financeira. Com o Kaspersky Who Calls, temos um escudo digital proativo para as pessoas bloquearem ambas as ligações”, afirma Leonardo Castro, diretor de e-commerce da Kaspersky na América Latina.

O executivo explicou a proposta da empresa diante do aumento expressivo de chamadas indesejadas. “Com nossa inteligência artificial, conseguimos aprender e identificar rapidamente novos formatos de chamadas inoportunas e golpes, transformando a experiência das pessoas em uma decisão consciente. Queremos que o brasileiro volte a ter o controle da sua comunicação, sem abrir mão da sua segurança”.

(Com informações de TiInside)
(Foto: Reprodução/Freepik/The Yuri Arcurs Collection)

Posts relacionados

Atendimento ao cliente será quase totalmente feito por IA até 2028

Maioria das empresas apontam vantagens significativas no uso de IA, mas 99%...

Brasileiros lançam novo modelo de IA em português feito com apoio do Google

Projeto foi desenvolvido por pesquisadores da ABRIA e da UFG e está...

IAs fazem ameaças para reter usuários e aumentar lucros

Comportamentos agressivos são usados por sistemas de inteligência artificial para prolongar tempo...

IA não pode ser ‘quase confiável’, alerta Nobel da Economia

Paul Romer questiona se IA generativa de fato contribuirá para o futuro...