Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Notícias Número de trabalhadores associados a sindicatos cresce no Brasil
Notícias

Número de trabalhadores associados a sindicatos cresce no Brasil

Reforma Trabalhista de 2017 causou o achatamento dos salários e a piora das condições de trabalho e de vida de milhões de trabalhadores e trabalhadoras no país

11

Sindicatos – O número de trabalhadores vinculados a sindicatos no Brasil voltou a aumentar em 2024, chegando a 9,1 milhões de pessoas – o equivalente a 8,9% da população ocupada. O avanço interrompe uma trajetória de queda iniciada em 2012, que levou o indicador ao menor nível da série histórica em 2023.

No ano anterior, a taxa era de 8,4% (ou 8,3 milhões de trabalhadores). Nesse intervalo, mais 812 mil brasileiros passaram a integrar entidades sindicais. No começo da série, em 2012, a proporção de sindicalizados era de 16,1%.

LEIA: Brecha no WhatsApp expôs números e perfis de bilhões de usuários

Os dados fazem parte dos indicadores de características adicionais do mercado de trabalho da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE.

Para William Kratochwill, analista da instituição, parte dos trabalhadores pode ter reconhecido, nos últimos anos, a importância de se associar novamente às entidades para a garantia de direitos.

As informações também sugerem que a queda do sindicalismo se aprofundou após a Reforma Trabalhista de 2017, que asfixiou financeiramente os sindicatos, enfraqueceu as negociações coletivas e colocou o trabalhador em uma situação amplamente desfavorável no relacionamento com os patrões.

O resultado foi o achatamento dos salários e a piora das condições de trabalho e de vida de milhões de trabalhadores e trabalhadoras no país. O quadro de deterioração das relações de trabalho também alavancou o número de profissionais que voltou a buscar, nos sindicatos, proteção e auxílio.

Sindicalização avança no Sudeste e no Sul em 2024

A Pnad também detalha o comportamento regional do sindicalismo. Entre 2023 e 2024, a proporção de associados cresceu no Sudeste (de 7,9% para 9,2%) e no Sul (de 9,3% para 9,8%). Houve leve alta no Norte (de 6,9% para 7%), enquanto oscilou negativamente no Nordeste (de 9,5% para 9,3%) e no Centro-Oeste (de 7,2% para 6,9%).

(Com informações de Folha de S. Paulo e Extra)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Posts relacionados

Saiba como recuperar investimentos aplicados no Banco Master

Depósitos de até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ estão assegurados...

Comunicado sobre Ponto Facultativo nesta sexta

Tendo em vista decreto do Governo do MS, comunicamos que não haverá...

Fraudes com Pix disparam e expõem vulnerabilidade digital dos brasileiros

Relatório aponta avanço das fraudes digitais e alerta para uso crescente de...

Polícia prende mais de 30 que fizeram curso online para desbloquear celulares roubados

Investigação teve início em maio, após a prisão de especialista que ministrava...