Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI Número de usuários do Windows 7 triplica com fim do suporte ao Windows 10
TI

Número de usuários do Windows 7 triplica com fim do suporte ao Windows 10

Relatório mostra que usuários têm preferido instalar versão mais antiga por requisitos impeditivos e diferenciais pouco atrativos do Windows 11

117

Windows – O fim do suporte oficial ao Windows 10, marcado para o dia 14 de outubro, tem causado um movimento inesperado entre os usuários do sistema operacional da Microsoft. Em vez de migrarem para o Windows 11, muitos decidiram retornar ao Windows 7.

De acordo com o relatório mais recente divulgado pela StatCounter, o Windows 7 registrou um crescimento significativo em setembro. Sua participação de mercado, que era de 3,59% em agosto, saltou para 9,61% nos últimos dias do mês, o maior aumento em anos.

LEIA: Por que as pessoas fazem o que fazem? Entenda com o Sindplay

Enquanto isso, o Windows 11, embora seja o sistema dominante da empresa, teve seu avanço desacelerado. O software está presente em 48% das máquinas analisadas, mas seu ritmo de crescimento estagnou mesmo com o encerramento próximo do suporte ao Windows 10.

Windows 10 ainda é amplamente utilizado

O relatório também indica que 40% dos consumidores ainda utilizam o Windows 10, demonstrando que a plataforma continua sendo extremamente popular. Muitos desses usuários resistem à atualização por diferentes motivos, entre eles, os requisitos de hardware do Windows 11, que tornam o upgrade impossível em computadores mais antigos, e a falta de atrativos nas novidades do novo sistema.

Especialistas apontam que a Microsoft precisa agir com cautela diante dessa situação. Caso não ofereça alternativas para quem prefere permanecer nas versões antigas, a empresa pode acabar com uma grande base de usuários desprotegida, vulnerável a ameaças e sem acesso a novos recursos.

Entre as inovações que dividem opiniões estão as ferramentas baseadas em inteligência artificial presentes no Windows 11. Embora a Microsoft aposte nelas como diferencial, parte dos usuários acredita que essas funções não agregam à experiência diária e desviam o foco de melhorias mais essenciais.

(Com informações de Adrenaline)
(Foto: Reprodução/Freepik/sorindarii)

Posts relacionados

China faz primeira entrega em massa de robôs humanoides para operações industriais

Modelo, chamado Walker S2, foi apresentado como uma máquina capaz de trabalhar...

Ciberataque com IA autônoma atinge empresas e órgãos governamentais

Empresa aponta até 90% das ações foram executadas por agentes de IA...

TI

Mais longa missão chinesa no espaço retorna à Terra após 204 dias

Tripulação também chamou atenção por ter realizado o primeiro churrasco no espaço...

TI

Na prisão, hacker que já foi o mais procurado do mundo conta bastidores do cibercrime

Condenado por liderar redes de malware e ransomware, Tank relata sua ascensão,...