Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected] I CNPJ: 15.579.279/0001-87
Home Notícias Pane em data center da AGU suspende prazos judiciais em todo o país
Notícias

Pane em data center da AGU suspende prazos judiciais em todo o país

Prazos de processos em todos os tribunais e conselhos, com exceção do STF, foram interrompidos até 20 de março devido a falhas frequentes em data center

77

Data center – O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, determinou a interrupção dos prazos processuais em tribunais e conselhos de todo o Brasil – com exceção do STF – no período de 16 a 20 de março de 2026. A contagem será retomada normalmente a partir do dia 23.

A medida foi adotada após uma grave falha na infraestrutura de tecnologia da informação da Advocacia-Geral da União, que desde 27 de fevereiro registra episódios frequentes de lentidão, instabilidade e indisponibilidade em seu data center. O problema comprometeu diretamente o funcionamento do Sistema Sapiens, plataforma essencial para a atuação dos advogados públicos federais no acompanhamento de processos judiciais.

LEIA: Receita anuncia prazo para entregar declaração do Imposto de Renda 2026

De acordo com nota técnica da AGU, as falhas estão relacionadas a defeitos em componentes físicos do hardware do data center, o que provocou queda na conectividade, sobrecarga de requisições e degradação do desempenho geral do sistema. No dia 10 de março, uma intervenção emergencial foi realizada para isolar o equipamento com defeito, resultando em melhora temporária. No entanto, as instabilidades reapareceram já na manhã seguinte, 11 de março.

Os equipamentos danificados estão sendo substituídos pelo fornecedor responsável, mas, até o momento da solicitação ao CNJ, o ambiente tecnológico ainda não havia sido totalmente estabilizado.

A AGU então encaminhou um ofício ao CNJ pedindo a adoção de medidas excepcionais. Entre as solicitações estavam a recomendação aos tribunais para flexibilização de procedimentos, a prorrogação de prazos processuais em casos sob responsabilidade da instituição – especialmente por meio da Procuradoria-Geral da União (PGU) e da Procuradoria-Geral Federal (PGF) – e a aplicação retroativa dessas medidas desde 27 de fevereiro.

A justificativa apresentada foi a impossibilidade de atuação plena dos advogados públicos sem acesso ao Sistema Sapiens, o que poderia resultar na perda de prazos e em prejuízos aos cofres públicos.

Ao analisar o pedido, Fachin reconheceu o caráter extraordinário da situação e decidiu acatar parcialmente a solicitação. A suspensão, no entanto, não será retroativa a 27 de fevereiro, limitando-se ao intervalo entre 16 e 20 de março de 2026.

(Com informações de Convergência Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik/DC Studio)

Posts relacionados

IA criada na China se desenvolve sozinha e promete acelerar descobertas

Modelo também demonstrou potencial em áreas como saúde, clima e finanças

Medida histórica barra acesso ao cigarro para novas gerações

Medida aprovada pelo parlamento britânico cria barreira geracional inédita ao proibir a...

Telegram vira alvo de investigação por suspeita de conteúdo infantil ilegal

Aplicativo de mensagens é acusado de permitir circulação de material de abuso...

Justiça japonesa condena homem por spoilers de “Godzilla Minus One” e “Overlord”

Réu lucrou milhões com anúncios ao divulgar enredos completos de produções populares...