Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Destaque Portabilidade de crédito agora pode ser feita de forma digital
DestaqueNotícias

Portabilidade de crédito agora pode ser feita de forma digital

Nova funcionalidade promete reduzir tempo de processo de semanas para dias e aumentar competição por taxas de juros

4

Portabilidade de crédito – A partir desta semana, os brasileiros que possuem conta corrente em bancos do país passam a contar com uma nova ferramenta digital para buscar condições melhores em seus empréstimos. A portabilidade de crédito pode ser solicitada de forma totalmente online, diretamente nos aplicativos dos bancos, por meio do sistema de open finance.

A novidade, lançada na semana do quinto aniversário do open finance, pretende aumentar a agilidade e a transparência para o consumidor. Fora do ambiente digital, o processo de transferência de um empréstimo entre instituições costuma levar até 25 dias. Com a nova funcionalidade, o prazo total para conclusão pode ser de até cinco dias úteis.

LEIA: Nova norma institui criptografia quântica no Gov.br e em certificados digitais

Na fase inicial, o serviço está disponível exclusivamente para operações de crédito pessoal não consignado, o chamado crédito “clean”. A expectativa dos responsáveis pelo sistema é que outras modalidades, como o crédito consignado do INSS e o financiamento imobiliário, sejam gradualmente incorporadas. Um cronograma já prevê a entrada da portabilidade do consignado do INSS a partir de novembro de 2026.

A presidente-executiva da Associação Open Finance Brasil, Ana Carla Abrão, classificou o lançamento como um marco durante entrevista coletiva. Ela afirmou que o objetivo é tornar o mercado mais comparável e acessível, com planos de abranger o crédito imobiliário no futuro. A ferramenta, segundo ela, tem potencial para reduzir as taxas de juros, especialmente no crédito sem garantia, segmento onde as taxas hoje variam amplamente, podendo chegar a 20% ao mês.

O open finance, sistema criado pelo Banco Central que permite o compartilhamento seguro de dados financeiros entre instituições com consentimento do cliente, já soma cerca de 30 milhões de pessoas com pelo menos uma conta conectada. A expectativa é que a nova funcionalidade de portabilidade impulsione ainda mais a adesão e estimule a concorrência entre os bancos.

Como solicitar a portabilidade digital:

O processo deve ser iniciado pelo aplicativo do banco para o qual o cliente deseja transferir o empréstimo. Dentro do menu de crédito, é necessário autorizar o compartilhamento de dados via open finance.

O sistema então apresentará os contratos elegíveis para portabilidade, permitindo a comparação detalhada das condições atuais com a nova oferta, incluindo valor da parcela e custo total. Após analisar e aceitar a proposta, a assinatura é feita digitalmente, com métodos como token ou biometria.

(Com informações de Agência Brasil)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Posts relacionados

Trabalhadores poderão consultar Abono Salarial 2026 a partir de amanhã

Primeiro pagamento será feito em 16 de fevereiro e destina R$ 2,5...

Nova norma institui criptografia quântica no Gov.br e em certificados digitais

Instrução Normativa atualiza padrões de segurança da ICP-Brasil para a era da...

Rede social exclusiva para agentes de IA tem 20% de mensagens contra humanos

Instituto afirma que principal risco não é uma rebelião dos robôs, mas...

Reino Unido investiga uso do Grok para criar imagens íntimas falsas

Autoridades de diversos países já abriram investigação ou bloquearam chatbot do X,...