Feriados – O segundo semestre de 2025 foi marcado por feriados que caíram, em sua maioria, no sábado ou no domingo. Já 2026 deve ser mais favorável: dos 11 feriados nacionais, oito ocorrerão em dias que permitem emendas com o final de semana, criando chances de descanso de três dias.
É importante destacar, no entanto, que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não obriga o empregador a liberar o funcionário para emendar feriados. Assim, esse benefício acaba valendo principalmente para quem não trabalha aos sábados ou já tem acordos de compensação de jornada.
LEIA: Uso excessivo de redes sociais afetam corpo e mente
Além disso, datas como Carnaval, Quarta-feira de Cinzas, Corpus Christi e as vésperas de Natal e Ano Novo não estão no rol de feriados nacionais, mas são considerados pontos facultativos, ficando a critério das empresas conceder ou não a dispensa. Confira os principais feriados estratégicos de 2026:
1º de janeiro (quinta-feira) — Confraternização Universal
O ano começa já com uma oportunidade de folga prolongada. Como o feriado será numa quinta-feira, quem conseguir negociar a sexta (2 de janeiro) terá quatro dias consecutivos de descanso.
Nesse caso, é necessário acordo com o empregador, podendo envolver compensação de horas ou uso do banco de horas, quando aplicável.
3 de abril (sexta-feira) — Sexta-Feira Santa
Em 2026, a Paixão de Cristo cai em 3 de abril. A data garante automaticamente três dias de pausa: sexta, sábado e domingo de Páscoa (5 de abril).
21 de abril (terça-feira) — Tiradentes
O feriado nacional de Tiradentes pode render até quatro dias de folga, caso o trabalhador consiga emendar a segunda-feira (20 de abril) com o feriado da terça.
1º de maio (sexta-feira) — Dia do Trabalho
O Dia do Trabalhador será em uma sexta-feira, possibilitando descanso de três dias consecutivos: 1º, 2 e 3 de maio.
Feriados em segundas-feiras
Algumas datas que em 2025 caíram no domingo serão transferidas para a segunda-feira em 2026. Isso acontece com:
– 7 de setembro (Independência do Brasil): 5 a 7 de setembro (sábado a segunda).
– 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida): 10 a 12 de outubro (sábado a segunda).
– 2 de novembro (Finados): 31 de outubro a 2 de novembro (sábado a segunda).
Feriados de sexta-feira no fim do ano
Além da Sexta-feira Santa e do Dia do Trabalho, outros dois feriados cairão na sexta em 2026:
– 20 de novembro (Dia da Consciência Negra): 20 a 22 de novembro.
– 25 de dezembro (Natal): 25 a 27 de dezembro.
Vale destacar que 24 de dezembro (véspera de Natal) é ponto facultativo. Caso seja concedido, o trabalhador poderá ter uma folga de quatro dias seguidos, de quinta a domingo.
(Com informações de G1)
(Foto: Reprodução/Freepik/lifeforstock)