Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI Robô humanoide que faz tarefas domésticas é destaque entre invenções do ano
TI

Robô humanoide que faz tarefas domésticas é destaque entre invenções do ano

Modelo da Figure AI organiza objetos, coloca roupas e louças para lavar e é apontado como um dos mais avançados do setor

122

Robô humanoide – A revista Time incluiu o robô humanoide faxineiro Figure 03 em sua lista das melhores invenções de 2025. Apresentado em 9 de outubro, o modelo tem 1,70 metro de altura, pesa 61 quilos e é capaz de organizar objetos, colocar louças para lavar e roupas na máquina.

Embora ainda não tenha sido lançado oficialmente ao público, o Figure 03 representa o avanço de uma disputa global para criar o primeiro robô humanoide viável para produção em massa, seja para uso doméstico ou comercial. A fabricante, Figure AI, compete diretamente com a Optimus, da Tesla, de Elon Musk, e com a chinesa Unitree, entre outras empresas do setor.

LEIA: Dividir a atenção entre várias telas deixa usuários mais vulneráveis a fraudes online

Com uma equipe de 360 funcionários, a startup anunciou em setembro ter recebido US$ 1 bilhão em investimentos, alcançando uma avaliação de US$ 39 bilhões. Entre os investidores estão gigantes da tecnologia como Nvidia, Amazon, OpenAI, Microsoft e Salesforce.

O Figure 03 é a versão mais recente da linha de robôs da empresa e utiliza a inteligência artificial Helix, responsável por suas funções de aprendizado. O modelo conta com sensores táteis que tornam as pontas dos dedos mais macias e capazes de detectar forças mínimas, de até três gramas de pressão, o suficiente para perceber o peso de um clipe de papel. Cada mão também possui uma câmera embutida na palma, que fornece feedback visual em tempo real durante as tarefas.

Apesar dos avanços, a Time destacou que o robô ainda apresenta falhas. Em testes, enquanto dobrava roupas, o tecido às vezes ficava preso nas bordas da cesta, fazendo com que a máquina travasse e fosse necessário intervenção humana para reiniciar o processo. Em outro caso, com o modelo anterior, o Figure 02, o robô deixou uma peça cair e falhou duas vezes antes de conseguir pegá-la.

Dobrar roupas, uma tarefa simples para humanos, ainda é considerada um grande desafio para a robótica. Isso porque tecidos amassados podem assumir inúmeras formas, o que dificulta o reconhecimento por parte das máquinas. A revista observou que o Figure 03 ainda tem alguma dificuldade em dobrar camisetas.

Mesmo assim, o CEO da empresa, Brett Adcock, acredita que “cada casa terá um robô humanoide nos próximos dez anos” e que “a maior empresa do mundo será uma fabricante dessas ferramentas”. Ele reconhece, porém, que o modelo ainda não está pronto para uso doméstico.

O Figure 03 aprende observando vídeos das tarefas que precisa executar, como interagir em cozinhas, dobrar roupas ou carregar objetos. Segundo Adcock, o robô aprendeu a dobrar toalhas após assistir a apenas 80 horas de filmagens. Essa capacidade de aprendizado com poucos dados é uma das promessas da empresa para reduzir os custos de produção da IA Helix. Além disso, os componentes das articulações móveis ficaram 90% mais baratos em relação à geração anterior.

(Com informações de Folha de S. Paulo)
(Foto: Reprodução/Freepik/kochini)

Posts relacionados

China faz primeira entrega em massa de robôs humanoides para operações industriais

Modelo, chamado Walker S2, foi apresentado como uma máquina capaz de trabalhar...

Ciberataque com IA autônoma atinge empresas e órgãos governamentais

Empresa aponta até 90% das ações foram executadas por agentes de IA...

TI

Mais longa missão chinesa no espaço retorna à Terra após 204 dias

Tripulação também chamou atenção por ter realizado o primeiro churrasco no espaço...

TI

Na prisão, hacker que já foi o mais procurado do mundo conta bastidores do cibercrime

Condenado por liderar redes de malware e ransomware, Tank relata sua ascensão,...