Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI Rússia restringe WhatsApp e Telegram após empresas negarem acesso a dados
TI

Rússia restringe WhatsApp e Telegram após empresas negarem acesso a dados

Governo russo solicitou informações de contas acusadas de ligação com atividades terroristas

180

Dados – A partir desta quinta-feira (14), entra em vigor na Rússia uma decisão que restringe o acesso de usuários ao WhatsApp e ao Telegram no país. A medida havia sido anunciada pelo governo russo na quarta-feira (13) após as empresas se recusarem a fornecer dados de contas classificadas por Moscou como ligadas a atividades terroristas.
O órgão de controle das comunicações, Roskomnadzor, afirmou que as restrições buscam combater crimes, alegando que os serviços se tornaram canais amplamente utilizados para fraude, extorsão e o aliciamento de cidadãos russos em ações subversivas e terroristas. A medida inclui limitações parciais nas chamadas feitas dentro das plataformas, consideradas pelas autoridades como “serviços estrangeiros” que não colaboram com as investigações.

LEIA: Novo sistema aumenta eficiência no combate a mosquitos transmissores de doenças

O Ministério Digital da Rússia informou que o funcionamento normal dos aplicativos será restabelecido apenas quando as empresas passarem a cumprir a legislação russa e concederem acesso às informações solicitadas. Esse acesso não se restringiria a investigações sobre fraude, mas também envolveria casos relacionados à segurança nacional.
Em resposta, o Telegram declarou, por meio de comunicado, que combate ativamente o uso indevido de sua plataforma e que remove milhares de conteúdos nocivos todos os dias. O WhatsApp, pertencente à Meta, reforçou que mantém a criptografia de ponta a ponta nas mensagens, garantindo que nem mesmo a empresa possa acessar o conteúdo das conversas, e que continuará resistindo a tentativas de governos de violar a privacidade dos usuários. A plataforma estimou que a medida pode afetar mais de 100 milhões de pessoas no país.
Os serviços de segurança russos afirmam frequentemente que o Telegram é usado pela Ucrânia para recrutar indivíduos para atos de sabotagem dentro do território russo.

(Com informações de g1)
(Foto: Reprodução/Freepik/Eakkachaihalang)

Posts relacionados

Novas regras de IA do WhatsApp colocam Meta sob investigação na União Europeia

Bloco europeu avalia impor medidas provisórias que podem suspender temporariamente políticas de...

TI

Consumo de energia por data centers deve triplicar e aciona alerta em órgãos reguladores

Relatório estima que instalações devem consumir 106 gigawatts até 2035, muito além...

TI

IA amplia em milhões de anos a linha do tempo da vida na Terra

Nova técnica usa padrões químicos degradados para revelar bioassinaturas antigas e pode...

TI

Uso de IA cresce entre jovens, que veem diferencial para conseguir emprego

Cerca de 80% dos jovens consideram a IA um diferencial no mercado...