Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected] I CNPJ: 15.579.279/0001-87
Home TI SP começa a julgar processos trabalhistas com ajuda de IA: conheça o Galileu
TI

SP começa a julgar processos trabalhistas com ajuda de IA: conheça o Galileu

Desenvolvido no Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (TRT-4), sistema Galileu já é usado em um terço das decisões

433

Galileu – O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, em São Paulo, começou a utilizar o Sistema Galileu, uma tecnologia baseada em Inteligência Artificial criada para auxiliar juízes na redação de sentenças trabalhistas.

A novidade foi apresentada durante a aula magna “Expansão do Sistema Galileu”, que contou com a participação de mais de mil pessoas, entre elas magistrados e desembargadores.

LEIA: Demanda por IA sobrecarrega rede elétrica e coloca big techs na mira nos EUA

Criado pelo TRT da 4ª Região, no Rio Grande do Sul, o Galileu já demonstra resultados expressivos: em apenas dois meses, passou a ser empregado em cerca de um terço das decisões judiciais. Em São Paulo, a ferramenta será aplicada inicialmente no 1º grau de jurisdição, com previsão de estender seu uso também ao 2º grau nos próximos meses.

O sistema utiliza recursos de inteligência artificial generativa e oferece diversas funcionalidades: realiza a leitura de petições iniciais e defesas, resume os principais pedidos e argumentos e sugere uma organização lógica para a fundamentação das sentenças.

Além disso, a ferramenta recupera precedentes e decisões anteriores do próprio juiz, além de garantir que todo conteúdo passe por validação humana — conforme estabelecido pelas resoluções nº 332/2020 e nº 615/2025 do Conselho Nacional de Justiça, que regulamentam a aplicação ética de tecnologias no Judiciário.

(Com informações de Convergência Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik/rawpixel.com)

Posts relacionados

Anthropic afirma que Claude chantageou usuário por culpa da internet

Empresa afirma que o Claude Opus 4 aprendeu comportamentos antiéticos a partir...

IA generativa já faz parte da rotina de 80% dos profissionais da área jurídica

Pesquisa identifica ampla adoção de ferramentas de IA ao mesmo tempo em...

TI

Startup aposta em IA para acelerar tratamento experimental de Parkinson

Terapia foi criada por laboratório responsável pelo Ozempic e adquirida por startup...

TI

‘Podslop’: IA avança sobre podcasts e já responde por 40% das novas produções

Levantamento mostra avanço de personagens virtuais criados para comandar programas e perfis...