Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Destaque Uso de IA cresce entre desenvolvedores, revela pesquisa
DestaqueTI

Uso de IA cresce entre desenvolvedores, revela pesquisa

No entanto, levantamento aponta queda na confiança e o aumento das frustrações com a precisão e eficiência da Inteligência Artificial

10

IA – Uma pesquisa global realizada pela plataforma Stack Overflow apontou que 84% dos programadores já utilizam ou pretendem usar ferramentas de inteligência artificial (IA) no ambiente profissional, representando um aumento em relação aos 76% registrados no ano anterior.

No entanto, o levantamento também revelou uma queda significativa na confiança desses profissionais em relação à precisão e eficiência das soluções oferecidas pelas ferramentas. De acordo com os dados coletados, apenas 33% dos desenvolvedores confiam na precisão da IA, contra 43% no ano passado.

LEIA: Versão nacional do Ozempic chega às farmácias; confira os preços

Da mesma forma, a parcela dos entrevistados que se declararam favoráveis ou muito favoráveis ao uso dessas tecnologias caiu de 72% em 2024 para 60% em 2025. O estudo contou com 49.009 respostas de 160 países, sendo os Estados Unidos responsáveis por 20% do total.

Em entrevista ao VentureBeat, Erin Yepis, analista sênior de mercado do Stack Overflow, afirmou que a queda na confiança foi inesperada. “Esta resposta é surpreendente, porque com todo o investimento em IA e foco no assunto nas notícias, eu esperava um crescimento da confiança à medida que a tecnologia melhorasse.”

Frustrações com a IA no dia a dia dos devs

A pesquisa também investigou os principais motivos de insatisfação dos desenvolvedores com o uso da IA. Para 66% dos entrevistados, as soluções geradas pelas ferramentas são “quase certas, mas não totalmente certas”.

Além disso, 45% afirmam que corrigir códigos produzidos por IA demanda mais tempo do que o previsto, o que contradiz a promessa de ganho de produtividade.

“As ferramentas de IA parecem prometer economia de tempo e ganhos de produtividade, mas os programadores estão perdendo tempo porque precisam resolver problemas acidentais causados pela IA em seu fluxo de trabalho”, explica Yepis.

Apesar disso, a IA não é totalmente rejeitada: 87% dos programadores afirmam usar chatbots para buscar respostas rápidas e aprender novos conceitos ou tecnologias.

Resistência ao “vibe coding”

Um dado importante do levantamento mostra que 76% dos desenvolvedores rejeitam o chamado “vibe coding”, a prática de programar apenas por meio da geração de códigos via prompts para IA. Além disso, 62% recorrem à ajuda humana para resolver questões relacionadas à ética ou segurança do código.

A baixa confiança em delegar tarefas complexas à IA também foi apontada: 40% dos participantes classificaram as ferramentas como ruins ou muito ruins em casos mais difíceis, justificando a preferência por intervenção humana.

(Com informações de Tecnoblog)
(Foto: Reprodução/Freepik/DC Studio)

Posts relacionados

Polícia fecha central de telemarketing especializada em golpes em SP

Policiais encontraram funcionários em plena atividade aplicando golpes, com quadro de metas...

Data centers de IA em construção no Brasil podem consumir energia de milhões de casas

Instalações de processamento de dados demandam muita energia elétrica, além de sistemas...

Versão nacional do Ozempic chega às farmácias; confira os preços

Serão distribuídas duas versões do medicamento: uma voltada ao controle do peso...

Plataforma de IA milionária é apagada dias antes do lançamento

Ferramenta estava avaliada em R$ 10 milhões e desapareceu do ambiente de...