IA – Uma pesquisa global realizada pela plataforma Stack Overflow apontou que 84% dos programadores já utilizam ou pretendem usar ferramentas de inteligência artificial (IA) no ambiente profissional, representando um aumento em relação aos 76% registrados no ano anterior.
No entanto, o levantamento também revelou uma queda significativa na confiança desses profissionais em relação à precisão e eficiência das soluções oferecidas pelas ferramentas. De acordo com os dados coletados, apenas 33% dos desenvolvedores confiam na precisão da IA, contra 43% no ano passado.
LEIA: Versão nacional do Ozempic chega às farmácias; confira os preços
Da mesma forma, a parcela dos entrevistados que se declararam favoráveis ou muito favoráveis ao uso dessas tecnologias caiu de 72% em 2024 para 60% em 2025. O estudo contou com 49.009 respostas de 160 países, sendo os Estados Unidos responsáveis por 20% do total.
Em entrevista ao VentureBeat, Erin Yepis, analista sênior de mercado do Stack Overflow, afirmou que a queda na confiança foi inesperada. “Esta resposta é surpreendente, porque com todo o investimento em IA e foco no assunto nas notícias, eu esperava um crescimento da confiança à medida que a tecnologia melhorasse.”
Frustrações com a IA no dia a dia dos devs
A pesquisa também investigou os principais motivos de insatisfação dos desenvolvedores com o uso da IA. Para 66% dos entrevistados, as soluções geradas pelas ferramentas são “quase certas, mas não totalmente certas”.
Além disso, 45% afirmam que corrigir códigos produzidos por IA demanda mais tempo do que o previsto, o que contradiz a promessa de ganho de produtividade.
“As ferramentas de IA parecem prometer economia de tempo e ganhos de produtividade, mas os programadores estão perdendo tempo porque precisam resolver problemas acidentais causados pela IA em seu fluxo de trabalho”, explica Yepis.
Apesar disso, a IA não é totalmente rejeitada: 87% dos programadores afirmam usar chatbots para buscar respostas rápidas e aprender novos conceitos ou tecnologias.
Resistência ao “vibe coding”
Um dado importante do levantamento mostra que 76% dos desenvolvedores rejeitam o chamado “vibe coding”, a prática de programar apenas por meio da geração de códigos via prompts para IA. Além disso, 62% recorrem à ajuda humana para resolver questões relacionadas à ética ou segurança do código.
A baixa confiança em delegar tarefas complexas à IA também foi apontada: 40% dos participantes classificaram as ferramentas como ruins ou muito ruins em casos mais difíceis, justificando a preferência por intervenção humana.
(Com informações de Tecnoblog)
(Foto: Reprodução/Freepik/DC Studio)