Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Notícias Antes do lançamento, um terço dos brasileiros já conhece o Pix Automático
Notícias

Antes do lançamento, um terço dos brasileiros já conhece o Pix Automático

Modalidade de pagamento estreia oficialmente em 16 de junho, mas 32% dos brasileiros afirmam já ter conhecimento sobre novo recurso

112

Pix Automático – O Pix Automático será lançado oficialmente em 16 de junho, mas 32% dos brasileiros afirmam já ter conhecimento sobre o novo recurso. Além disso, 30% declaram que com certeza usarão a ferramenta, enquanto outros 60% avaliam a possibilidade de adotá-la, somando 90% que planejam experimentá-la. Os números são parte de um estudo encomendado pela empresa de pagamentos Adyen à Opinion Box.

Com o Pix Automático será possível quitar despesas periódicas, como de energia, telefone, instituições de ensino, academias, condomínios, assinaturas, entre outras. Nesse formato, a companhia disponibiliza essa opção como método de pagamento e o consumidor autoriza a liquidação das faturas via Pix. O cliente é quem estabelece condições, como o limite máximo de cada transação e se utilizará ou não crédito pré-aprovado.

LEIA: Governo dá início à criação do Plano Nacional de Cibersegurança

Os participantes da pesquisa indicaram como principais aplicações do “Pix Automático” o pagamento de despesas residenciais, como água, luz e internet (55%), de serviços de streaming (34%) e de academias (24%). Além disso, mencionam entre as vantagens a conveniência de não precisar lembrar de efetuar o pagamento (55%) e a chance de prevenir atrasos ou multas (46%).

Contudo, para que essa nova versão do Pix possa rivalizar com o débito automático e o próprio cartão de crédito, os consumidores aguardam benefícios, como cashback (47%), ausência de taxas (37%) e cancelamento descomplicado (25%).

“A adoção de novas modalidades do Pix está sujeita a uma curva de aprendizado gradual entre os consumidores. No entanto, a popularidade do método de pagamento registrada até agora deve acelerar esse processo, especialmente entre grupos populacionais com menos acesso a crédito”, avalia Renato Migliacci, vice-presidente de vendas da Adyen Brasil.

De acordo com Rodrygo Moço, diretor de produtos para América Latina da Adyen, o Pix é parte essencial da oferta de pagamento da companhia, que vê oportunidades de agregar valor à ferramenta.
“Quando a gente vê o Pix Automático, por exemplo, é óbvio que temos de oferecer isso aos clientes. O usuário tem um ganho de experiência, é mais fácil gerenciar as assinaturas, e também traz novos consumidores que não tinham acesso ao cartão de crédito. E para as empresas pode ser mais barato do que o cartão e, com o Pix, elas recebem na hora, e não em 30 dias”, aponta.

A pesquisa conduzida pela Opinion Box foi realizada nacionalmente de 14 a 28 de abril, com a participação de 2.269 consumidores que têm contas bancárias e que realizaram ao menos uma transação Pix nos últimos 90 dias.

(Com informações de Valor Econômico)
(Foto: Reprodução/Freepik/wayhomestudio)

Posts relacionados

Corpus Christi é feriado ou ponto facultativo? Entenda

Corpus Christi é uma celebração móvel da Igreja Católica, ocorrendo 60 dias...

Bilionário que criticou Bolsa Família paga salários baixos e é alvo de processos

Conhecido como “Rei do Ovo”, Ricardo Faria disse que tem dificuldade em...

Chatbots como ChatGPT viram fonte de notícias entre os jovens

Jovens consideram que chatbots oferecem conteúdo adaptado às suas necessidades, como resumindo...

Comunicado Ponto Facultativo Corpus Christi

Leia o comunicado da diretoria do SPPD-MS a respeito do funcionamento do...