Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Notícias Apagão durante a madrugada atinge 25 estados e DF; entenda
Notícias

Apagão durante a madrugada atinge 25 estados e DF; entenda

Incêndio provocou desligamento de uma subestação, interrompendo a transmissão de energia entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste

188

Apagão – Um apagão registrado na madrugada desta terça-feira (14) deixou o Distrito Federal e ao menos 23 estados sem energia elétrica. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a falha foi causada por um incêndio na subestação de Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), ocorrido por volta de 0h30.

O incidente provocou o desligamento de uma subestação de 500 quilovolts, interrompendo a transmissão de energia entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste. Como medida preventiva, foi necessário cortar cerca de 10 mil megawatts de carga, afetando de forma controlada o fornecimento em diversas partes do país.

LEIA: Fim do suporte ao Windows 10 deixa milhões de usuários sem proteção

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou que a ocorrência atingiu o Sistema Interligado Nacional (SIN), responsável por conectar usinas, subestações e linhas de transmissão em quase todo o território brasileiro. Assim que o problema foi identificado, o ONS iniciou uma ação conjunta com as concessionárias de energia para restabelecer o fornecimento. Em até uma hora e meia, a maioria das regiões afetadas já havia retomado o serviço.

De acordo com o ministério, o incêndio foi controlado rapidamente e não houve danos aos equipamentos da Copel ou de outras empresas instaladas no local. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, classificou o episódio como um “problema elétrico pontual”, e ressaltou que o apagão não foi causado por falta de energia no sistema.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que técnicos foram enviados ao Paraná para realizar uma inspeção na subestação e apurar as causas do incêndio. Uma reunião entre o ministério, o ONS e os agentes do setor elétrico está prevista para ocorrer ainda nesta terça-feira.

O apagão afetou estados de todas as regiões do país, incluindo São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Amazonas e Pará. Em grande parte deles, o fornecimento foi normalizado entre 30 minutos e duas horas após a interrupção.

(Com informações de G1)
(Foto: Reprodução/Freepik/EyeEm)

Posts relacionados

Alerta aponta para risco de pancreatite causada pelo uso de canetas emagrecedoras

Autoridade sanitária do Reino Unido reforça a necessidade de acompanhamento médico no...

Fábrica de semicondutores da USP inova para acelerar inovação

Projeto reúne universidade, indústria e setor produtivo para fortalecer a soberania tecnológica...

Saque-aniversário do FGTS: Governo libera R$ 4,6 bi para pagamentos

Pagamento da segunda parcela de saldos retidos beneficiará mais de 820 mil...

Funcionários da Ubisoft anunciam greve após fim do home office

Cinco sindicatos franceses organizam greve de três dias em protesto contra mudanças...