Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI App que garante crédito supera ChatGPT e Gemini após liquidação do Banco Master
TI

App que garante crédito supera ChatGPT e Gemini após liquidação do Banco Master

Aplicativo do Fundo Garantidor de Crédito dispara em popularidade após liquidação do Banco Master e assume o 1º lugar entre os mais baixados no país

8

App – A determinação do Banco Central (BC) para liquidar o Banco Master, nesta terça-feira (18), teve efeitos imediatos não só no mercado financeiro, mas também nos rankings de aplicativos.

O app do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) fechou o dia como o mais baixado no Brasil na App Store, ultrapassando plataformas que tradicionalmente dominam o topo, como ChatGPT, Gemini, AliExpress, Mercado Livre e Gov.br.

LEIA: Brecha de segurança no WhatsApp permite extração de dados de bilhões de usuários

A App Store não divulga o número exato de downloads, mas dados repassados pelo Sensor Tower ao UOL mostram o tamanho da arrancada: até segunda-feira (18), o aplicativo sequer aparecia no ranking por falta de volume. No mês anterior, havia registrado menos de cinco mil downloads em todo o mundo.

Com a liquidação do Banco Master, a demanda explodiu. O app do FGC desbancou ChatGPT, cujo segundo maior mercado é o Brasil, e Gemini. Em outubro, as IAs foram baixadas 71 milhões e 26 milhões de vezes, respectivamente, e até um dia antes da decisão do BC seguiam entre os mais baixados no país.

Play Store segue estável

* Na Play Store, o cenário permanece diferente;
* O FGC continua distante das primeiras posições;
* Historicamente, aplicativos de finanças e com compras internas têm maior adesão entre usuários de dispositivos Apple.

Afinal, o que é o FGC?

O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) é um mecanismo criado pelo Banco Central para assegurar o pagamento de ativos a investidores caso a instituição financeira responsável por eles quebre, seja liquidada ou enfrente problemas semelhantes.

O interesse repentino no app do FGC está ligado justamente aos investidores do Banco Master que buscam ressarcimento. Com a liquidação extrajudicial da instituição, os ativos ficaram indisponíveis. Investidores com aplicações cobertas pelo fundo, como CDBs e LCIs, podem receber seus valores, desde que respeitado o limite de R$ 250 mil por CPF ou CNPJ.

Para isso, é necessário que o próprio investidor realize o cadastro no aplicativo. Assim que o BC decreta falência ou liquidação, outras instituições comunicam ao FGC a lista de credores da instituição afetada.

O pagamento é priorizado para quem tem cadastro atualizado, embora não exista um prazo oficial. A média estimada é de 30 dias após a decretação do BC, e o crédito costuma ser feito em até 48 horas na conta do investidor.

(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik/DC Studio)

Posts relacionados

Falhas de TI já provocam prejuízos em larga escala nas empresas, diz estudo

Relatório internacional revela que interrupções de TI continuam afetando operações, satisfação dos...

TI

Brecha de segurança no WhatsApp permite extração de dados de bilhões de usuários

Pesquisa revela brecha que permitia extrair informações de perfis em larga escala,...

TI

Falhas na AWS e na Cloudflare expõe desafios crescentes da infraestrutura digital

Especialistas dizem que a centralização de serviços tornou apagões mais prováveis –...

TI

Problema na Cloudflare deixa serviços fora do ar e desperta alerta

Falha generalizada nesta terça-feira (18) gerou receio quanto a vulnerabilidades e exposição...