Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Destaque Astronautas chineses fazem o primeiro churrasco no espaço da história
DestaqueNotícias

Astronautas chineses fazem o primeiro churrasco no espaço da história

Forno desenvolvido pelos chineses permite que os taikonautas preparem alimentos grelhados em estação especial

7

Churrasco no espaço – A bordo da Estação Espacial Tiangong, taikonautas (como são chamados os astronautas chineses) entraram para a história ao realizar o primeiro churrasco fora da órbita terrestre. A experiência inédita foi conduzida durante as missões tripuladas Shenzhou-20 e Shenzhou-21, com o auxílio de um forno especialmente desenvolvido para o ambiente espacial. O feito foi divulgado em vídeos pela Agência de Astronautas da China (ACC) na noite de segunda-feira (3).

Após 28 minutos de cozimento, os astronautas saborearam asas de frango grelhadas. Os taikonautas Wang Jie e Wu Fei, das missões Shenzhou-20 e Shenzhou-21, também prepararam um bife com pimenta-do-reino para o comandante da Shenzhou-20, Chen Dong.

LEIA: Amar a tecnologia: entenda o que significa digissexualidade

De acordo com Liu Weibo, representante da ACC, o novo forno superou desafios técnicos em controle de temperatura e filtragem de ar, permitindo um cozimento sem fumaça e em conformidade com os padrões de emissão da estação espacial. O equipamento foi projetado para funcionar de forma confiável por até 500 ciclos de uso.

Segundo especialistas do setor espacial chinês, o objetivo da nova tecnologia é oferecer refeições quentes e saborosas aos taikonautas, proporcionando conforto e uma sensação de lar durante as longas missões no espaço.

A agência destacou que o forno representa uma melhoria significativa na qualidade de vida dos astronautas, sendo um marco na chamada “cozinha espacial” chinesa.

Antes disso, a Estação Espacial Internacional (ISS) já havia testado, em 2020, um forno desenvolvido pela NanoRacks e Zero G Kitchen, que conseguiu assar cookies de chocolate. No entanto, o forno chinês apresentou desempenho superior, preparando as asas de frango em menos tempo e com maior eficiência.

Wang Yanan, editor-chefe da revista Aerospace Knowledge, destacou que o avanço demonstra o progresso tecnológico da China em relação aos experimentos anteriores da ISS. Já o professor Kang Guohua, membro da Sociedade Chinesa de Astronáutica, explicou que o novo forno foi projetado levando em conta a compatibilidade energética e a distribuição uniforme do calor, superando as dificuldades causadas pela falta de convecção térmica em microgravidade.

Qualidade de vida no espaço

Para os taikonautas, o churrasco simboliza mais do que uma refeição, é um momento de socialização e conexão com a Terra, contribuindo para o bem-estar psicológico durante as missões.

O vídeo do churrasco repercutiu amplamente nas redes sociais chinesas, em que usuários compararam o cardápio atual com o das primeiras missões tripuladas, como a Shenzhou-5, que contava com opções alimentares muito mais limitadas.

A ACC informou que, na missão Shenzhou-21, a variedade de alimentos disponíveis aumentou para mais de 190 itens, com um menu rotativo de 10 dias, incluindo vegetais frescos e carnes.

Na última terça-feira, as equipes das missões Shenzhou-20 e Shenzhou-21 realizaram a cerimônia de transferência de comando da estação, com a passagem simbólica da chave da Tiangong. A tripulação da Shenzhou-20 está programada para retornar à Terra no dia 5 de novembro, segundo o Global Times.

(Com informações de Aventuras na História)
(Foto: Reprodução/Vídeo/YouTube/China Central Television)

Posts relacionados

OAB-RJ entra com ação contra Meta por falha de segurança no WhatsApp

Entidade questiona demora da empresa em bloquear contas que tiveram linha telefônica...

IAs ainda falham ao separar opiniões de fatos, diz pesquisa

Estudo revela que até modelos avançados, como o GPT-4 omni, têm dificuldade...

Amar a tecnologia: entenda o que significa digissexualidade

Atração e vínculos afetivos com inteligência artificial se tornam tema de discussão...

3I/ATLAS surpreende cientistas mudando de cor e com aceleração incomum

Astrônomos registram variações inéditas no brilho e na velocidade do objeto, que...