Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI Ataque hacker trava operações em aeroportos europeus
TI

Ataque hacker trava operações em aeroportos europeus

Companhias aéreas cancelam voos e recorrem a soluções manuais após pane em sistemas de embarque

127

Ataque hacker – Companhias aéreas que atuam no continente europeu enfrentam o cancelamento de dezenas de voos nesta segunda-feira (22), após uma ofensiva hacker comprometer os sistemas de check-in e despacho de bagagens em aeroportos de Bruxelas, Berlim e Londres. A instabilidade começou na noite de sexta-feira (19) e madrugada de sábado (20).

O sistema mais prejudicado foi o da fornecedora de tecnologia Collins Aerospace, que informou estar nos estágios finais de atualização do software para corrigir a falha, segundo comunicado à BBC. A empresa é responsável por serviços de emissão de cartões de embarque, etiquetas de bagagem e operações de despacho.

LEIA: Conheça locais de provas do CNU nesta segunda; saiba como

Por ora, a companhia reconhece uma “interrupção relacionada à segurança cibernética” no software MUSE, mas ainda não há informações sobre possíveis responsáveis pelo ataque nem prazo para a normalização. Conforme a agência AP, a Collins chegou a recomendar o cancelamento de 140 dos 276 voos previstos para esta segunda-feira.

Acompanhamento das autoridades

No Reino Unido, o Centro Nacional de Segurança Cibernética acompanha o caso junto à Collins Aerospace, enquanto o Departamento de Transportes e as forças policiais ainda avaliam a dimensão do impacto, segundo a BBC. A Comissão Europeia também declarou estar monitorando a situação, mas ressaltou que não há indícios de que o problema seja mais amplo ou crítico.

No aeroporto de Heathrow, o mais movimentado da Europa, quase metade das companhias já estava operando de alguma forma no domingo. A British Airways recorreu a um sistema alternativo para atender os passageiros. Em Bruxelas, 35 partidas e 25 chegadas precisaram ser canceladas no sábado.

Nos primeiros momentos da falha, funcionários improvisaram soluções para manter o fluxo de viajantes. Alguns cartões de embarque chegaram a ser preenchidos manualmente, e houve relatos de clientes que esperaram mais de três horas em filas de check-in.

Crescente onda de ataques digitais

De acordo com especialistas, o episódio evidencia fragilidades na aviação, setor que registrou aumento de 600% em ataques cibernéticos no último ano, segundo relatório da fabricante francesa Thales. A tendência, afirmam, é de agravamento diante da forte dependência tecnológica das companhias aéreas.

“Esses ataques frequentemente atingem a cadeia de suprimentos, explorando plataformas de terceiros usadas por diversas companhias aéreas e aeroportos simultaneamente”, disse Charlotte Wilson, da empresa de segurança cibernética Check Point, à Euronews Next. “Quando um fornecedor é comprometido, o efeito cascata pode ser imediato e de longo alcance, causando interrupções generalizadas entre fronteiras.”

Para a analista, estratégias como aplicação de patches, atualização contínua dos softwares, monitoramento constante de atividades suspeitas e planos de contingência testados podem mitigar riscos. Contudo, ela ressalta que a resposta deve ser coordenada entre governos, empresas aéreas e operadores aeroportuários.

“Os cibercriminosos estão explorando cada elo fraco neste ecossistema altamente conectado. A menos que o setor trate a segurança cibernética como uma questão de continuidade operacional e segurança dos passageiros, e não apenas de TI, o risco de interrupções em larga escala continuará a aumentar”, concluiu Wilson.

(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik/Splloganathan)

Posts relacionados

Vendas da Tesla na Califórnia podem ser suspensas por marketing enganoso

Órgão regulado do estado acolheu recomendação disciplinar contra a montadora de Elon...

Invasão hacker expõe esquema de contas falsas para promover produtos no TikTok

Ataque acessou celulares da Doublespeed, que utiliza personagens criados por inteligência artificial...

TI

Saiba os cinco golpes digitais mais comuns no fim de ano e como se proteger

Criminosos usam engenharia social e senso de urgência para roubar dados e...

TI

Ataques de ransomware caem, mas roubo de dados e estresse avançam no setor

Relatório mostra queda histórica na criptografia de dados, enquanto impactos emocionais e...