Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI Baratas espiãs e IA militar são armas da Alemanha pra liderar Europa
TI

Baratas espiãs e IA militar são armas da Alemanha pra liderar Europa

Impulsionado pela guerra na Ucrânia e por incertezas sobre suporte americano à OTAN, governo alemão intensifica plano de rearmamento

276

Baratas espiãs – A Alemanha está abrindo caminho para uma nova era no setor de defesa, marcada por inteligência artificial, robótica e até insetos ciborgues. Startups como a Swarm Biotactics desenvolvem baratas modificadas com câmeras e sensores, capazes de operar em ambientes de conflito e coletar informações em tempo real — iniciativa que ilustra a guinada tecnológica do país em meio ao atual cenário geopolítico.

Impulsionado pela guerra na Ucrânia e por incertezas sobre o suporte americano à OTAN, o governo alemão intensificou seu plano de rearmamento. O investimento previsto para defesa deve quase triplicar até 2029, alcançando 162 bilhões de euros. Parte desse valor será destinada à integração de empresas emergentes nos processos militares, com leis que facilitam pagamentos antecipados e priorizam fornecedores da União Europeia.

LEIA: Pesquisadores criam ‘robô canibal’ que consome outros androides

A aposta do país em tecnologias disruptivas vai além das baratas espiãs. A startup Helsing desenvolve algoritmos capazes de identificar ameaças em tempo real e já é considerada a mais valiosa do setor na Europa, avaliada em US$ 12 bilhões. Já a ARX Robotics trabalha com robôs terrestres voltados para uso tático.

“O dinheiro agora está disponível. Isso muda tudo”, afirma Marc Wietfeld, CEO da ARX Robotics, destacando a mudança de postura do governo após reunião com o ministro da Defesa.

Mudança cultural pós-2ª Guerra

Essa transformação também sinaliza uma mudança cultural. A Alemanha, historicamente marcada por uma postura pacifista desde a Segunda Guerra Mundial, começa a rever antigas resistências. Desde 2022, o interesse por segurança nacional cresceu, e o governo passou a incluir startups em discussões estratégicas.

“A guerra na Ucrânia mudou tudo”, diz Sven Weizenegger, responsável pelo acelerador de inovação das Forças Armadas alemãs. Segundo ele, o número de propostas tecnológicas recebidas diariamente saltou para até 30 mensagens por dia, apenas em sua rede de contatos.

(Com informações de O Globo)
(Foto: Divulgação/Swarm Biotactics)

Posts relacionados

Vendas da Tesla na Califórnia podem ser suspensas por marketing enganoso

Órgão regulado do estado acolheu recomendação disciplinar contra a montadora de Elon...

Invasão hacker expõe esquema de contas falsas para promover produtos no TikTok

Ataque acessou celulares da Doublespeed, que utiliza personagens criados por inteligência artificial...

TI

Saiba os cinco golpes digitais mais comuns no fim de ano e como se proteger

Criminosos usam engenharia social e senso de urgência para roubar dados e...

TI

Ataques de ransomware caem, mas roubo de dados e estresse avançam no setor

Relatório mostra queda histórica na criptografia de dados, enquanto impactos emocionais e...