Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Destaque Big techs apoiam gratuidade do Pix em meio a disputa com EUA
DestaqueNotícias

Big techs apoiam gratuidade do Pix em meio a disputa com EUA

Empresas destacam importância do sistema brasileiro e dizem apoiar “Pix para todos” em meio a tensões e ‘tarifaço’

7

Pix – Em reunião realizada nesta segunda-feira (21) no Palácio do Planalto, representantes de grandes empresas de tecnologia, como Visa, Apple, Expedia, Meta e Google, manifestaram apoio ao modelo brasileiro de pagamentos instantâneos, o Pix, defendendo sua gratuidade e expansão.

O encontro foi conduzido pelo vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, também presidente em exercício devido à viagem de Luiz Inácio Lula da Silva ao Chile.

LEIA: Estudantes superam IAs em competição de matemática

“Falaram que defendem o chamado Pix para todos. O que é importante? É que tem que ser de graça. O Pix é um sucesso, porque você não paga e ele é rápido, ele é um sucesso, o Pix. Ele é um exemplo para o mundo, muita gente vem ao Brasil para ver como fazer”, afirmou Alckmin após a reunião.

O encontro fez parte das articulações da comissão interministerial que discute os impactos da tarifa de 50% imposta pelo governo dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, prevista para entrar em vigor em 1º de agosto. A medida foi anunciada após o governo Donald Trump abrir uma investigação contra o Brasil por supostas práticas comerciais desleais.

Ampliação de investimentos

Entre os pontos citados no documento norte-americano estão acusações de corrupção, desmatamento, restrições à atuação das big techs no país e o próprio Pix, que, segundo os americanos, prejudicaria empresas financeiras dos Estados Unidos.

“Estamos em conversa com o governo americano pelos canais institucionais e de forma reservada. As conversas estão caminhando pelos canais institucionais e de forma reservada”, disse Alckmin, sem entrar em detalhes sobre as tratativas.

Segundo o vice-presidente, as empresas de tecnologia demonstraram interesse em ampliar investimentos no Brasil e devem enviar ao governo uma lista com temas considerados prioritários.

“Elas são importantes investidores no Brasil, demonstraram a importância do Brasil no trabalho delas. Têm tudo para crescer no país. E ficaram de nos encaminhar na sequência questões que para eles são relevantes. Abrimos um bom diálogo com as empresas de tecnologia”, declarou.

Alckmin afirmou ainda que o tema da taxação das big techs não foi abordado durante a reunião.

(Com informações de Extra Online)
(Foto: Reprodução/Freepik/Marcello Casal jr/Agência Brasil)

Posts relacionados

Estudantes superam IAs em competição de matemática

Mesmo com desempenho inédito de modelos de inteligência artificial, cinco jovens conquistam...

Gigante chinesa planeja lançar delivery por drones no Brasil

Sistema já é amplamente utilizado na China, mas enfrenta obstáculos para implementação...

Governo estuda criar sistema nacional para substituir GPS

Grupo técnico irá avaliar viabilidade de implantar tecnologia própria de navegação por...

Vídeo feito com IA engana casal, que viaja 300 km para conhecer local fictício

Vídeo falso, com repórter e depoimentos de turistas gerados por inteligência artificial,...