Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home Notícias Brasil fecha acordo e país terá primeiro hospital inteligente do SUS
Notícias

Brasil fecha acordo e país terá primeiro hospital inteligente do SUS

O acordo de cooperação técnica, assinado nesta sexta-feira (14), envolve o Ministério da Saúde, o governo de São Paulo, a USP e o Hospital das Clínicas

191

Hospital inteligente – Ministério da Saúde formalizou um acordo para a implantação do primeiro hospital inteligente do Sistema Único de Saúde (SUS) no complexo do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade de São Paulo (USP). O projeto, avaliado em R$ 1,7 bilhão, depende de aprovação final do Banco do BRICS para ser viabilizado.

Além da unidade principal, a iniciativa inclui a criação de uma rede nacional de serviços de medicina de alta precisão, com a instalação de 14 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) nas cinco regiões do país e a modernização de centros de excelência no Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

LEIA: Pix completa 5 anos a com uso massivo e novas funções no horizonte

O acordo de cooperação técnica, assinado nesta sexta-feira (14), envolve o Ministério da Saúde, o governo de São Paulo, responsável pela cessão do terreno, a USP e o HC. O documento é um dos últimos passos para a avaliação final do pedido de financiamento junto ao banco de desenvolvimento do bloco.

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a cooperação internacional é fundamental para a iniciativa. “O Brasil entra com força nesse novo ambiente global de reorganização da saúde, onde tecnologia da informação, inteligência artificial e práticas inovadoras estão redesenhando a forma de cuidar das pessoas”, afirmou o ministro.

A idealizadora do projeto, a professora titular Ludhmila Hajjar, destacou o foco no atendimento de emergência. “O paciente grave é o que mais se beneficia dessas tecnologias redutoras de tempo, que vão instituir terapias personalizadas. Esse hospital dá um salto para a medicina de precisão, centrada no paciente”, disse a especialista da Faculdade de Medicina da USP.

A trajetória do projeto teve início em março, quando a proposta foi apresentada ao Banco dos BRICS. Em julho, a demanda foi anunciada pela presidente da instituição, Dilma Rousseff, durante reunião do bloco no Rio. Em outubro, o ministro Padilha reforçou o pedido durante agenda na China, onde firmou acordos de cooperação tecnológica. Uma missão técnica do banco já visitou o local da futura construção.

(Com informações de Agência Brasil)
(Foto: Reprodução/Freepik/Wavebreakmedia_micro)

Posts relacionados

Astrônomos observam explosão recorde em destruição de “super Sol” por buraco negro

Fenômeno observado quase em tempo real mostrou buraco negro liberando energia que...

Disputa judicial entre Elon Musk e OpenAI será decidida por júri

Musk acusa a desenvolvedora de abandonar a missão inicial sem fins lucrativos...

Efeito rebote: peso volta mais rápido após suspensão de canetas para emagrecer

Estudo revela que quem interrompe uso dos medicamentos recupera o peso até...

Asteroide colossal que gira em menos de dois minutos é descoberto

Corpo de 710 metros identificado pelo Observatório Vera C. Rubin desafia teorias...