Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI Brasil é um dos países mais expostos a fraudes digitais no mundo
TI

Brasil é um dos países mais expostos a fraudes digitais no mundo

Estudo internacional mostra que o país caiu cinco posições e agora ocupa o 101º lugar entre 112 nações avaliadas

136

Fraudes digitais – O Brasil aparece entre os países mais vulneráveis a fraudes digitais no mundo, segundo o Global Fraud Index, relatório elaborado pela Sumsub em parceria com a Statista e outras instituições internacionais. O país ocupa a 101ª posição entre 112 nações avaliadas, figurando como o mais mal colocado da América Latina no levantamento.

O estudo considera fatores como taxas de ataque, estabilidade econômica, regulamentação, acesso a recursos digitais e intervenção governamental. Na comparação com o ano anterior, o Brasil caiu da 96ª para a 101ª posição, com piora nos indicadores de saúde econômica e intervenção do governo, mas teve avanços em acesso a recursos digitais.

LEIA: Projetos de IA recebem investimentos bilionários para modernizar indústria brasileira

No topo da lista, Luxemburgo aparece como o país mais protegido contra fraudes digitais, seguido por Dinamarca, Finlândia, Noruega e Países Baixos. Singapura, que liderava o ranking em 2024, caiu para a 10ª colocação.

A Europa concentra a maior parte dos países mais seguros, enquanto a América Latina permanece em posição intermediária. O Uruguai é o mais bem-classificado da região, na 30ª posição, e o Peru teve um salto de 24 posições. Já a Guiana registrou a maior queda, perdendo 27 colocações.

De acordo com Cesar Pérez Orozco, sócio de Forensic da KPMG México, o cenário evidencia a necessidade de reforçar os mecanismos de segurança digital no continente.

“Na América Latina, o Brasil e Colômbia figuram entre os países menos protegidos contra a fraude digital. É importante notar que nenhum país latino-americano aparece no Top 15 global, o que evidencia uma oportunidade urgente de fortalecer as capacidades de prevenção e resiliência na região”, afirmou.

Na outra ponta do ranking, Paquistão mantém a última posição pelo segundo ano consecutivo, seguido por Indonésia, Nigéria e Índia, completando a lista das nações mais vulneráveis a fraudes digitais.

(Com informações de It Forum)
(Foto: Reprodução/Freepik/Vectormer)

Posts relacionados

Vendas da Tesla na Califórnia podem ser suspensas por marketing enganoso

Órgão regulado do estado acolheu recomendação disciplinar contra a montadora de Elon...

Invasão hacker expõe esquema de contas falsas para promover produtos no TikTok

Ataque acessou celulares da Doublespeed, que utiliza personagens criados por inteligência artificial...

TI

Saiba os cinco golpes digitais mais comuns no fim de ano e como se proteger

Criminosos usam engenharia social e senso de urgência para roubar dados e...

TI

Ataques de ransomware caem, mas roubo de dados e estresse avançam no setor

Relatório mostra queda histórica na criptografia de dados, enquanto impactos emocionais e...