Horário de Atendimento: Das 9h as 15h | Sede: (67) 3321-2836 | [email protected]
Home TI China transforma tório em urânio e pode revolucionar geração de energia nuclear
TI

China transforma tório em urânio e pode revolucionar geração de energia nuclear

Mineral é alternativa mais barata e abundante que urânio e pode garantir autonomia energética no país por mais de mil anos

238

Energia nuclear – Cientistas chineses alcançaram um marco inédito ao conseguir converter combustível de tório em urânio dentro de um reator experimental. O feito, divulgado pela imprensa chinesa nesta segunda-feira (3), representa um avanço significativo no desenvolvimento de fontes de energia nuclear praticamente inesgotáveis.

A experiência foi conduzida pelo Instituto de Física Aplicada de Xangai, em uma instalação localizada no Deserto de Gobi. De acordo com o jornal South China Morning Post (SCMP), trata-se da “primeira vez no mundo que cientistas obtêm dados experimentais sobre operações com tório dentro de um reator de sal fundido”, em um “passo importante para o futuro da energia nuclear limpa e sustentável”.

LEIA: Brasil é um dos países mais expostos a fraudes digitais no mundo

O resultado desperta grandes expectativas, já que o tório é um elemento muito mais abundante e acessível do que o urânio. Estimativas indicam que um único depósito de rejeitos na região chinesa da Mongólia Interior possui tório suficiente para suprir a demanda energética do país por mais de mil anos.

Segundo o analista e pesquisador Yu Zeyuan, o avanço “é considerado a ‘carta na manga’ da China na energia nuclear de quarta geração, marcando o domínio de uma tecnologia-chave que permite ao país avançar rapidamente, reduzir a dependência do urânio importado e oferecer uma nova solução para sua segurança energética”.

Em artigo publicado no portal ThinkChina, Zeyuan lembrou que os recursos de tório já identificados na China somam entre 1,3 e 1,4 milhão de toneladas. Ele destacou ainda que o material pode ser obtido como subproduto natural: “Por exemplo, a monazita pode conter até 7% de tório”, afirmou.

(Com informações de RT Brasil)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Posts relacionados

Vendas da Tesla na Califórnia podem ser suspensas por marketing enganoso

Órgão regulado do estado acolheu recomendação disciplinar contra a montadora de Elon...

Invasão hacker expõe esquema de contas falsas para promover produtos no TikTok

Ataque acessou celulares da Doublespeed, que utiliza personagens criados por inteligência artificial...

TI

Saiba os cinco golpes digitais mais comuns no fim de ano e como se proteger

Criminosos usam engenharia social e senso de urgência para roubar dados e...

TI

Ataques de ransomware caem, mas roubo de dados e estresse avançam no setor

Relatório mostra queda histórica na criptografia de dados, enquanto impactos emocionais e...